Ir para o conteúdo

Minho IN promove conferência internacional sobre cooperação territorial e sustentabilidade das economias locais

2012-09-24

"A Cooperação Territorial e o Crescimento Inteligente e Sustentável das Economias Locais (2014-2020)” é o tema da conferência internacional que o Consórcio Minho IN vai realizar no próximo dia 28 de setembro, a partir das 09h00, no Mosteiro de Tibães, em Braga.


Numa altura em que a sociedade portuguesa parece voltar a despertar para a importância do estímulo ao desenvolvimento das zonas rurais, o Consórcio Minho IN propõe-se com esta iniciativa aprofundar o debate sobre a cooperação territorial e o crescimento inteligente e sustentável como instrumentos para potenciar as economias locais, nomeadamente em espaços de baixa densidade. 


A conferência que irá decorrer durante todo o dia, será integrada por cinco painéis temáticos, designadamente "A cooperação territorial - Desafio 2014-2020”; "A cooperação territorial e o contributo da cultura e dos grandes eventos”; "A cooperação territorial e o crescimento das economias locais”; "A cooperação territorial e a estruturação da oferta e da promoção turística” e a "A competitividade territorial dos espaços rurais”. Nestes cinco painéis intervirá um reputado painel de oradores nacionais e estrangeiros, nomeadamente, Vítor Sousa, Vice presidente da Câmara de Braga; Xosé Lago García em representação da Junta da Galiza e Subdiretor-geral das Relações Exteriores e da Cooperação Transfronteiriça da Junta da Galiza; Duarte Vieira, Presidente da CCDR-N; Francisco Calheiros, Coordenador Executivo do Consórcio Minho IN; Juan Lirón, Diretor do AECT – GNP; Francisca Abreu, em representação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura; Hugo Pires, em representação de Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude; António Marques, Presidente da Associação Industrial do Minho; Javier Losada, em representação da Fundación Mondariz Balneario; Amadeu Ferreira, presidente da Associação do Golfe do Norte de Portugal; Benito Vasquez, em representação dos Pazos da Galiza; Gabriela Ventura, Gestora do Programa PRODER e José Manuel Fernandes, Membro do Parlamento Europeu. Estes diferentes painéis serão moderados por Francisco Araújo, Vice-Presidente da CIM Alto Minho; José Ribeiro, Presidente da CIM Ave; Carlos Neves, Vice presidente da CCDR-N; Álvaro Carvalho, Vice presidente da CCDR-N e Francisco de Calheiros, Coordenador do Consórcio Minho IN. Destaque para a presença, na sessão de abertura, do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques e no encerramento para a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.


De referir, ainda que esta conferência surge na sequência da participação, do Consórcio Minho IN, nos OPEN DAYS 2012 – Semana Europeia das Regiões e Cidades, em Bruxelas. Os OPEN DAYS são uma iniciativa do Comité das Regiões da União Europeia (UE) e da DG REGIO da Comissão Europeia e constitui o mais importante evento europeu de periodicidade anual dirigido às regiões e autarquias locais, reunindo milhares de decisores políticos e especialistas para debater e analisar o futuro da Política de Coesão da UE.


Em 2012 esta iniciativa celebra o seu décimo aniversário e, tal como no ano anterior, o Consórcio Minho IN associa-se aos OPEN DAYS – que irão decorrer de 8 a 11 de outubro - através da organização de um workshop – conjuntamente com as cidades de Guimarães e de Braga, entre outras regiões e cidades europeias – a levar a cabo no dia 9 de outubro de 2012, pelas 14h00, na Fundación Galicia Europa, Rua de la Loi, 38. Sob a temática "Europa das Tradições – uma ponte entre euroregiões”, este workshop deve ser uma oportunidade para discutir, comparar e trocar diferentes práticas sobre a cooperação enquanto instrumento de desenvolvimento regional.


Estas iniciativas serão desenvolvidas no seio da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho IN, cofinanciado pelo Programa Operacional regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte).


Para consulta do programa do seminário, inscrição e mais informações aceda ao site www.minhoin.com.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi