Minho IN com projectos de 14 milhões de euros para o Minho

2009-09-10

O projecto Minho IN, candidatado pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), em associação com as CIM do Cávado e Ave, ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), foi apresentado em Ponte de Lima, no passado dia 10 de Setembro,depois de ter sido aprovada pelo Governo a 29 de Julho, em Lisboa, a respectiva Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) e Programa de Acção.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras, que presidiu à sessão de apresentação, enalteceu a "forma promissora” como este projecto se desenvolveu, fruto da "conjugação de vontades entre actores públicos e privados”, que construíram uma "visão estratégica para uma região com características de baixa densidade, tendo por base a valorização dos seus recursos endógenos”.

De facto, é a primeira vez na história recente que o Minho se junta numa iniciativa ímpar, envolvendo além das comunidades intermunicipais, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, as associações de desenvolvimento local (ADRIL, ADRIMINHO, ATAHCA, Sol Ave e PROBASTO) e centenas de promotores privados, num total de cerca de 400 entidades, que se constituíram em consórcio, com o objectivo de promover uma EEC em prol do desenvolvimento integrado da região.

Segundo Rui Solheiro, presidente do Consórcio Minho IN e da CIM Alto Minho, a resposta maciça do sector privado ao apelo ao investimento no Minho, expressa em centenas de intenções de projectos, levou á necessidade de identificar áreas prioritárias de investimento. Assim, foram definidos nove projectos-âncora, nomeadamente os produtos golfe Minho IN; saúde e bem-estar; competitividade e empreendedorismo; rota dos vinhos verdes; artes e produtos tradicionais; turismo natureza; solares, aldeias e jardins; promoção turística e novos negócios da terra, que representam um investimento de cerca de 14 milhões de euros.

Estão também incluídos nesta estratégia cerca de seis centenas de projectos e acções complementares, na sua maioria de natureza privada e com um volume de investimento na ordem dos 879 milhões de euros que, de acordo com Rui Baleiras, irão beneficiar de uma majoração na taxa de comparticipação comunitária quando candidatados aos sistemas de incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Rui Baleiras revelou ainda que, até finais do mês de Setembro, vão ser abertos os concursos no âmbito do PO Regional para os projectos-âncora. "Os promotores de iniciativas inscritas na EEC PROVERE do Minho IN poderão, agora, passar da intenção de projectos à materialização das candidaturas”, frisou.

A execução do Programa de Acção do Minho IN deverá ocorrer durante os próximos dois anos, prevendo-se que até finais de 2010 todas as candidaturas estejam aprovadas.
Aludindo também ao projecto Minho IN, o presidente da Comunidade Urbana Valimar, Francisco Araújo, fez votos de que este projecto, pela sua transversalidade e vantagens competitivas, seja um pilar de desenvolvimento de todo o território, com capacidade de o afirmar no contexto nacional e internacional.

Liderada pela CIM Alto Minho, a gestão da parceria do projecto Minho IN será feita por uma equipa técnica, que terá como coordenador executivo Francisco Calheiros, presidente da ADRIL, sendo a sua sede no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima.