Mais de duas dezenas de jovens percorrem o Caminho de Santiago com o PEGADAS
2025-09-01
Arrancou hoje, dia 1 de setembro, a quarta expedição do programa PEGADAS, que reúne 25 jovens da Galiza e de Portugal para percorrer diferentes troços do Caminho de Santiago. Os participantes, com idades entre os 18 e os 29 anos, partiram de Ponte de Lima e de Viana do Castelo, divididos em dois grupos pelos Caminhos Português Central e da Costa, unindo-se já em território galego para completar em conjunto as últimas etapas da rota.
Ao longo de cinco dias, estes jovens terão oportunidade de viver uma experiência enriquecedora que alia a caminhada pelo Caminho de Santiago a atividades formativas e culturais. O programa combina o contacto com o património histórico, natural e imaterial com a realização de exercícios práticos focados em áreas como a colaboração, a sustentabilidade, a digitalização e o empreendedorismo, promovendo também a ligação entre culturas.
O PEGADAS aposta numa metodologia inovadora, que inclui um itinerário formativo híbrido: antes de cada expedição, os participantes realizam módulos de e-learning, preparando-se para as atividades práticas desenvolvidas ao longo do percurso. O objetivo é reforçar competências-chave para a empregabilidade e proporcionar aos jovens novas ferramentas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, num contexto de aprendizagem transfronteiriça.
As inscrições continuam abertas para as expedições marcadas para os dias 8, 15, 22 e 29 setembro, através do seguinte link https://pegadas.eu/apuntate/.
Este programa é cofinanciado pela União Europeia através do Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027, e resulta de uma parceria entre a Universidade de Santiago de Compostela, a Femxa, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Politécnico do Porto e o Clúster da Comunicación de Galicia.