Livro e exposição “Desenhos do Alto Minho: Sketching com História” apresentados sábado em Monção

2019-05-13
"Desenhos do Alto Minho: Sketching com História” é o nome do livro e da exposição que será lançado e aberta em simultâneo, no próximo dia 18 de maio (sábado), pelas 18h00, no Museu do Alvarinho de Monção. Esta iniciativa surge do repto lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) à Associação USkP - Urban Sketchers Portugal, a que se juntou a USkP Norte, tendo em vista a valorização e promoção turística do património cultural e natural da região.

A apresentação do livro ficará a cargo de Eduardo Salavisa, membro da USkP - Urban Sketchers Portugal, numa sessão que contará também com as intervenções do presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa. A exposição estará patente no Museu do Alvarinho de Monção (Sala Terroir) até ao próximo dia 2 de junho, percorrendo depois todos os concelhos do Alto Minho.

"Desenhos do Alto Minho: Sketching com História” insere-se no âmbito do projeto da Comunidade Intermunicipal - "Alto Minho 4D - Viagem no Tempo”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, que está a ser dinamizado em colaboração com os seus 10 municípios associados.

Ao longo de 12 meses, mais de meia centena de artistas e entusiastas do desenho passaram pelo Alto Minho, através de residências artísticas ou de encontros de sketching, para observar, sentir e registar de forma espontânea os principais recursos identitários deste território. O resultado é uma coleção única de memórias e de momentos vivenciados pelos artistas, evocados em cerca de 160 desenhos a cores ou a preto e branco, que deixam transparecer o que de melhor a região tem para oferecer: monumentos, paisagens, recantos pitorescos e pormenores que passam despercebidos, num convite ao leitor para que desenhe as suas próprias viagens.

Os Urban Sketchers são um coletivo de autores com mais de 800 membros, que desenham as cidades onde vivem e os locais por onde viajam. Encontram-se regularmente para desenhar em grupo e estão associados em países de todo mundo.