Laboratório-vivo do Alto Minho objeto de destaque na reunião de arranque do projeto FEAST

2022-10-20

Nos dias 5 e 6 de outubro, a CIM Alto Minho e o IPVC marcaram presença naquela que foi a primeira reunião presencial realizada ao abrigo do projeto FEAST (Food systems that support transitions to hEalthy And Sustainable dieTs).

No decurso desta reunião de trabalho, que teve lugar nas instalações da Universidade de Heidelberg, foram aflorados os impactos na saúde e nos ecossistemas que uma alimentação "pouco” saudável com recurso a produtos produzidos de forma "menos” sustentável têm ao nível da saúde, das comunidades e do Planeta. Aspetos relacionados com as alterações climáticas; com a (in)segurança alimentar; com o aumento generalizado dos preços; com a (in)acessibilidade a alimentos de primeira necessidade, foram alguns dos assuntos abordados.

No que diz respeito ao envolvimento das comunidades, o Alto Minho foi, de entre um lote de 13, 1 dos 3 laboratórios vivos selecionados como estudo de caso. Assim, em sessão paralela, a abordagem que se pretende venha a ser adotada no Alto Minho, participada, integrada e integradora, com o envolvimento direto de um conjunto de atores locais/sub-regionais do sector agroalimentar ((de entre os quais os municípios, a comunidade escolar e os pequenos produtores (agricultores e produtores)), foi apresentada e amplamente elogiada pelos parceiros presentes. No final e já em sessão plenária, foram partilhados com todos os presentes, os aspectos considerados pelo grupo como os mais relevantes.

De referir que, para além dos representantes do Alto Minho, participaram desta reunião de trabalho representantes das 36 entidades responsáveis pela implementação deste projeto, cofinanciado pelo programa Horizonte Europa Pilar II – Cluster 6: Alimentação, bio economia, recursos naturais, agricultura e ambiente.

Com um orçamento total de 11,9 milhões de euros e um período de implementação de 5 anos, este projeto visa catalisar uma transição justa para um sistema alimentar ‘Win-Win-Win-Win' que perspetive grandes ganhos para as pessoas, para o planeta e para os sectores público e privado, promovendo investigação e intervenção nos sistemas agroalimentares que suportam as transições para dietas mais saudáveis e sustentáveis. Ainda de referir que este projeto pretende promover o estado da arte na investigação e inovação, reunindo diferentes áreas de expertise em todo o sistema alimentar e, acima de tudo, integrando a dimensão comportamental dos "atores alimentares”, muitas vezes descurada. Esta abordagem permitirá estimular a cocriação de soluções inovadoras, práticas e escaláveis baseadas na comunidade e para a comunidade.

Para mais informações poderão ser consultadas a página oficial e/ou a página do linkedin do projeto, acessíveis a partir dos seguintes endereços web: https://feast2030.eu/ e https://www.linkedin.com/company/feast2030/, respetivamente.

Vídeo do projeto: https://youtu.be/oJookt4ySus