Jornadas sobre a “Economia do Mar”: Património & Cultura Marítima e "Náutica 2020" em debate esta semana no Alto Minho

2014-11-17

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove as jornadas internacionais "Economia do Mar” que integram a realização de um seminário sobre "Património e Cultura Marítima”, no dia 20 de novembro, no Centro de Remo de Viana do Castelo, e da Conferência "Náutica 2020", que ocorrerá no dia 21 em Vila Praia de Âncora.

Estas jornadas inserem-se no trabalho que a CIM e os municípios do Alto Minho têm vindo a desenvolver, de estruturação da fileira náutica, com especial enfoque para os aspetos relacionados com o turismo náutico, no âmbito do designado projeto "Centro de Mar” inserido no Programa de Ação "Alto Minho como um destino de excelência ambiental” da Estratégia Alto Minho 2020. Consciente da importância determinante deste setor para o desenvolvimento socioeconómico do Alto Minho, o objetivo da CIM é aprofundar o debate em torno do potencial económico do turismo náutico, através da apresentação de diversas experiências no território regional e nacional, mas também na vizinha Galiza e na região francesa de Finistère.

O seminário do dia 20, sobre "Como valorizar a Cultura e Património Marítimo: Instrumentos e Experiências”, contará com os seguintes oradores: LaureOzenfant, l'Université de Bretagne Occidentale, que fará uma intervenção sobre "Património Marítimo”; Víctor Fernández González, da Federación Galega Pola Cultura Marítima e Fluvial, que abordará a experiência da Federación; Denis Jaouen, Nautisme en Finistère, cuja exposição será subordinada ao tema "A Economia das Embarcações Tradicionais”; e Francisco Rodrigues de Araújo, coordenador geral da Incubo, que falará sobre a Iniciativa "Aldeias de Mar 2014-2020”. Maria Geraldes, diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT), será a moderadora deste painel de oradores.

Inserida no projeto PROMARE – Proteção Ativa do Património do Mar, cofinanciado pelo POCTEP (Programa Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal 2007-2013), esta iniciativa contará, ainda, com José Maria Costa, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, na sessão de abertura; e com Paloma Rueda Crespo, diretora-gerente do Centro Tecnológico del Mar-Fundación CETMAR, e Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, na sessão de encerramento.

A Conferência "Náutica 2020”, a realizar no dia 21, no edifício da Docapesca de Vila Praia de Âncora, terá dois painéis temáticos, designadamente "Estruturação da fileira & Oportunidades de Internacionalização” e "Valorização Económica da Náutica no Alto Minho: Estratégia & Ações”. Moderados, respetivamente, por Rui Azevedo, diretor executivo da Oceano XXI, e Diogo Gomes de Araújo, diretor executivo da SaeR, intervirão, nestes painéis, um reputado painel de oradores nacionais e estrangeiros, nomeadamente: Geraldine Dussaubat, responsável da Delegação do Porto da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa; François Arbellot, diretor do Nautisme en Finistère; Carla Bilé, da Associação Empresarial de Portugal; Teresa Lameiras, da Autoridade de Gestão do Programa Espaço Atlântico; Júlio Pereira, secretário executivo da CIM Alto Minho; e Denis Jaouen, da Nautisme en Finistère.

O programa da conferência integra ainda uma mesa redonda sobre "Valorização Económica da Náutica no Alto Minho: Experiências & Dinâmicas”, moderada por Gonçalo Magalhães Colaço, diretor do Jornal da Economia do Mar, que terá como oradores Tiago Rocha, da Kookproof; Portela Rosa, da Navalethes; António Cruz, do Clube de Vela de Viana do Castelo; António Condé Pinto, presidente executivo da APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo; e Joel Pereira, docente da Escola Superior Desporto e Lazer (IPVC).

Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, e João Fonseca Ribeiro, diretor geral da Política do Mar, intervirão na sessão de abertura. O encerramento será presidido por Miguel Alves e Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.