Ir para o conteúdo

Instituições unem-se para promover o empreendedorismo no Alto Minho

2010-12-03

Um conjunto de instituições do Alto Minho - a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (CEVAL), a In.Cubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras e o Instituto Português da Juventude (IPJ) -, uniu esforços para promover uma Conferência subordinada ao tema "Compromisso para o Empreendedorismo no Alto Minho”, que decorrerá no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no próximo dia 10 de Dezembro, com início às 9h30.

A iniciativa insere-se no programa de acção da Rede de Apoio ao Empreendedorismo, que está a ser estruturada e posta em prática no Alto Minho, com a finalidade de promover o surgimento e concretização de novas ideias de negócio, geradoras de emprego, riqueza e competitividade neste espaço territorial, contribuindo desta forma para consolidar os seus eixos estratégicos de desenvolvimento e para potenciar os respectivos activos regionais, de forma cada vez mais criativa e sustentável.

Financiado pelo POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal), no âmbito de uma candidatura do IPJ, a conferência divide-se em dois momentos fundamentais. Da parte da manhã, decorrerá um seminário sobre "Novas tendências do Empreendedorismo”, onde serão abordados temas como Empreendedorismo e Indústrias Criativas, Educação para o Empreendedorismo e Empreendedorismo Social, direccionados para as instituições locais e regionais, empresários, estudantes, futuros empreendedores e público em geral.

O seminário conta com oradores de prestígio internacional, a saber Dana Redford, presidente do Centro de Educação do Empreendedorismo em Portugal, e Michael da Costa, director da Alchemy Ventures (UK) Industries Policy Academy. Especialistas nacionais marcarão também presença como Helena Gata, vice-presidente da TESE - Associação para o Desenvolvimento; Emídio Gomes, pró-reitor da Universidade do Porto e presidente da direcção da Portus Park; Ana Rosas do IAPMEI, entre outros. A abertura dos trabalhos será presidida pelo presidente do IPVC, Rui Teixeira.

Na sessão da tarde decorrerá o Workshop "Comprometer o Alto Minho”, reservado às instituições do território, para em conjunto identificarem os princípios orientadores e estratégicos para a rede regional de apoio ao empreendedorismo, de forma a se comprometerem a colaborar na sua concretização e dinamização.

 

Para mais informações sobre a Conferência, programa e inscrições, entre outros, poderá consultar o portal do IPVC em www.ipvc.pt e/ou o site do "Compromisso para o Empreendedorismo no Alto Minho”, em http://www.empreendedorismoaltominho.ipvc.pt.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi