Ir para o conteúdo

Inovação da indústria náutica no Alto Minho em debate no dia 17 de março

2021-03-11
Ao longo dos últimos anos, o Alto Minho tem reforçado o seu posicionamento como destino náutico por excelência no turismo, no desporto, nas atividades de lazer e também na indústria e inovação. 

O dia 17 de março será dedicado à inovação náutica no Alto Minho no âmbito do projeto Capiten (Atlantic Cluster for Technological and Economic Innovation in the Nautical Sector), que está a ser promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) em parceira com 16 outras entidades de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Escócia. Este projeto de cooperação territorial europeia, financiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, pretende promover e impulsionar a inovação nestes setores de atividade, assim como reforçar o conhecimento junto dos parceiros e investidores. 

Durante a parte da manhã, serão realizadas reuniões de trabalho online com várias empresas do setor da animação turística, indústria náutica e municípios para dar a conhecer o projeto e serem apresentados os trabalhos desenvolvidos e os resultados do último ano. Vão ainda ser debatidas as oportunidades e desafios que o destino Alto Minho apresenta num cenário pós-pandemia. 

Às 16h será realizado um webinar online com o tema "Inovação na Indústria Náutica no Alto Minho”, moderado pela jornalista Elsa Moura, da RUM – Rádio Universitária do Minho. 

O webinar contará com a participação de vários convidados, entre eles o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa; o administrador dos portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Joaquim Gonçalves; o diretor geral da Brunswick Marine, Alain Afonso; o presidente da Asociación Gallega de Atividades Náuticas, Manuel Soliño; e o presidente da direção da Comunidade Portuária de Viana do Castelo, Luís Paz Silva. 

Este evento será transmitido em direto no Facebook e Youtube da CIM Alto Minho (https://www.facebook.com/cimaltominho e https://www.youtube.com/channel/UC4c8OqCxrRVS6cgdX-bg3rA).

Refira-se que estes eventos no âmbito do projeto Capiten reforçam a aposta que tem vindo a ser feita pelos municípios do Alto Minho no sector da náutica, inserindo-se ainda num projeto mais amplo de âmbito intermunicipal - a Estação Náutica do Alto Minho, que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho, em conjunto com entidades e organizações locais e regionais do ensino superior, do setor associativo empresarial e empresas que detêm competências na área da náutica. 

O reconhecimento da região do Alto Minho, em 2018, como uma das Estações Náuticas de Portugal, permitirá reforçar uma rede de atuação conjunta de âmbito local e regional que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade, que promova o território como um destino de excelência para a prática de atividades náuticas. 

Sobre as empresas participantes no webinar

A Brunswick Corporation, empresa multinacional que desenvolve, fabrica e comercializa uma ampla variedade de produtos náuticos, está presente em 24 países e 170 mercados e emprega mais de 12 mil funcionários. Em 2021 integrou o TOP 10 da Forbes American's Best Large Employers. Em Portugal chama-se Brunswick Marine – EMEA Operations e está sediada em Vila Nova de Cerveira.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, engloba os municípios que correspondem à NUT III do Minho-Lima: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. As suas principais atribuições incidem na promoção do planeamento e da gestão da estratégia do desenvolvimento económico, social e ambiental do território abrangido; articulação dos investimentos municipais de interesse intermunicipal; participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional; planeamento das atuações de entidades públicas, de carácter supramunicipal.

A Autoridade Portuária do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) é uma empresa pública de capital aberto, com o objetivo de administrar os portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, realizando a sua exploração económica, conservação e desenvolvimento, incluindo os poderes atribuídos a autoridade portuária. 

A Agan+, Asociacíon Gallega de Actividades Náuticas, nasceu em 1999 com a finalidade de desenvolver e promover a náutica galega dentro e fora da comunidade. Estão focados em melhorar a competitividade das empresas, dotando-as das ferramentas e serviços necessários e apoiando a comercialização e promoção dos seus produtos.

A CPVC - Comunidade Portuária de Viana do Castelo é uma Associação de direito privado, a qual integra diversas entidades com interesse no desenvolvimento e ordenamento do Porto de Viana do Castelo, seja, na sua promoção e divulgação como entidade parceira no crescimento do negócio, da riqueza e do emprego na região que o porto serve.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi