Iniciativa "Educação Empreendedora no Alto Minho”: Escolas vão fazer a apresentação pública dos resultados

2015-05-25

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) desenvolveram no ano letivo de 2014/2015, em parceria com o Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), da Associação Coração Delta, a segunda edição do projeto "Educação para o Empreendedorismo”, que teve por objetivo fomentar a apropriação social da cultura e espírito empreendedor em crianças dos 3 aos 12 anos.

A execução deste projeto envolveu, por um lado, o alargamento a mais escolas e docentes do ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico da metodologia do projeto-piloto, abrangendo a formação acreditada dos docentes de escolas do Alto Minho e a aplicação da metodologia apreendida em contexto de turma; e, em simultâneo, a dinamização de ações de sensibilização, benchmarking e troca de experiências neste domínio, nomeadamente, o atelier de sensibilização "Prosseguindo caminho no empreendedorismo com crianças dos 3 aos 12 anos”, a visita de campo ao Centro Educativo Alice Nabeiro/ Campo Maior e a visita a Valnalón (Astúrias) – cidade tecnológica.

Salienta-se ainda o fato deste projeto ter sido considerado exemplo de boa prática pela Comissão Europeia e incluído na publicação "Entrepreneurship Education – A Guide for Educators” (Educação para o Empreendedorismo - Um Guia para Educadores), e de ter sido selecionado pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, para ser apresentado como "estudo de caso”.

No sentido de dar visibilidade aos resultados da implementação deste projeto durante este ano letivo, a parceria realiza no próximo dia 30 de maio, o seminário "Educação Empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos”, a partir das 09h00, nas instalações da ESE - IPVC, em Viana do Castelo. Esta iniciativa servirá também para lançar o novo manual "Educação Empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos”, que é o resultado da implementação do projeto durante estas duas edições, no contexto educativo do Alto Minho.

O programa do seminário inclui várias intervenções sobre os projetos de empreendedorismo desenvolvidos em contexto educativo no Alto Minho, assim como a apresentação de experiências similares desenvolvidas em Espanha (Valnalon – Astúrias e Galiza).

A sessão de abertura será presidida por José Octávio Mesquita, diretor regional de Educação; José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho; Florbela Correia, vice-presidente do IPVC; César Sá, diretor da ESE. O encerramento estará a cargo de Júlio Pereira, primeiro secretário executivo da CIM Alto Minho; e de Florbela Correia, vice-presidente do IPVC. No seminário participam ainda, entre outros, Miguel Ribeirinho e Carlos Pepe, da Delta Cafés/ Centro Educativo Alice Nabeiro.

A ficha de inscrição e o programa completo do seminário encontram-se disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt. A inscrição é gratuita.