II Concurso Escolar “Alto Minho 2020”: CIM premeia escolas participantes

2013-06-06

Foto: Colégio do Minho - 1º Prémio Desafio Jornal "Alto Minho 2020"

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) entregou, no passado dia 5 de junho, os prémios do segundo concurso escolar "Alto Minho 2020”, perante uma plateia de mais de três centenas de alunos e professores de estabelecimentos de ensino do 1º, 2º e 3º ciclos, do ensino secundário e profissional e do ensino superior do Alto Minho, que encheu o auditório do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo. Tal como na edição anterior o ambiente foi de festa e de grande expectativa pelo anúncio dos premiados, nas categorias ilustração, jornal, vídeo e blogue.

Este concurso promovido no âmbito da elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Alto Minho – "Alto Minho: Desafio 2020”, teve como objetivo fomentar nos alunos, em conjunto com os seus professores, a reflexão crítica e a projeção de um futuro desejável para a região recorrendo à sua criatividade e imaginação através de várias formas de expressão artística.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que presidiu à sessão de abertura, manifestou grande satisfação por estar a falar para uma assistência tão nova e interessada no futuro do Alto Minho, destacando que este é um trabalho que está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, em conjunto com os dez municípios do Alto Minho, para que as próximas gerações encontrem uma região mais desenvolvida, mais coesa, com mais emprego e com maior qualidade de vida.

Participaram no concurso um total de 21 escolas públicas e privadas, com 145 trabalhos que incidiram sobre temáticas que estão a ser trabalhadas na estratégia "Alto Minho: Desafio 2020”, designadamente o Alto Minho enquanto região competitiva (que cria empregos e gera riqueza); região conectada (ligada à Europa e ao Mundo); região atrativa (onde as pessoas querem viver, que os turistas querem visitar e onde as empresas querem investir); e região resiliente (capaz de se adaptar à mudança e de defender o seu património natural).

O Centro Escolar de Cerveira (turma do 4º C) foi o vencedor do primeiro prémio da categoria "Desafio Ilustração Alto Minho 2020”, para os alunos do 1º ciclo do ensino básico, cabendo o segundo e terceiro prémios, respetivamente, ao Centro Educativo de Arcozelo (Ponte de Lima), 1º ano A1C, e à Escola EB1 de Loução, Venade (Caminha), turma B do 4º ano.

Na categoria "Desafio Jornal Alto Minho 2020”, dirigida ao 2º e 3º ciclos e ensino profissional, o Colégio do Minho (Viana do Castelo), turma do 9º A, arrecadou o primeiro prémio, e à Escola EB 2, 3 António Feijó (Ponte de Lima), turma 5 do 9º ano, e ao Agrupamento de Escolas do Freixo (Ponte de Lima), turma C do 5º ano, foram atribuídos o segundo e terceiro prémios.

O primeiro prémio da categoria "Desafio Vídeo Alto Minho 2020”, destinada ao ensino secundário e profissional, foi entregue à ETAP de Vila Nova de Cerveira, Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, turma do 11º E, do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais, conseguiu o segundo prémio, e a Epralima – Escola Profissional do Alto Lima (Arcos de Valdevez), turma Q do 10º ano, do Curso Técnico de Comunicação, o terceiro lugar.

Finalmente, na categoria "Desafio Blogue Alto Minho 2020”, para o ensino superior, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Mestrado em Gerontologia Social, venceu o primeiro prémio. A Escola Superior Gallecia (Vila Nova de Cerveira) obteve, simultaneamente, o segundo e terceiro prémios, pelos trabalhos apresentados por dois grupos de alunos do 1º ano do Curso de Design e Artes Plásticas e Multimédia.

Os prémios revestem a forma de financiamento de material escolar (informático, didático ou bibliográfico), no valor de 500 euros para o primeiro lugar, de 250 euros para o segundo lugar e de 125 euros para o terceiro lugar.

Refira-se ainda que foi com grande entusiasmo que os alunos premiados receberam troféus, desenhados pela Escola Superior Gallaecia, das mãos dos representantes das entidades que apoiaram o concurso, designadamente Correia da Silva, da Caixa de Crédito Agrícola de Viana do Castelo, José Carvalho, da EDP Distribuição, e Florentino Santos, da PT/Telecom.

A cerimónia de entrega de prémios contou com várias performances musicais pelos alunos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, momentos de ilusionismo a cargo do mágico profissional Daniel Guedes, além de uma intervenção por parte da Pinoteca da Maus Hábitos, do Porto, que consistiu na produção instantânea de pins/crachás personalizados, a partir das imagens e desenhos que estiveram a concurso e escolhidos pelos alunos.

O sucesso desta iniciativa incentiva a CIM a repetir este concurso, num futuro próximo, para estimular nos jovens o seu sentido crítico sobre diversas temáticas relacionadas com o Alto Minho.