Ir para o conteúdo

Igreja Românica com mais de 700 anos recebe sábado espetáculo musical

2018-09-12
Está classificada como monumento nacional desde 1913, é um dos pontos de paragem obrigatório para quem faz o Caminho de Santiago e vai acolher o próximo concerto da iniciativa "Sente a História”. Trata-se da Igreja Românica de S. Pedro de Rubiães, em Paredes de Coura, que vai ser o palco já este sábado, dia 15 de setembro, às 22h00, de um espetáculo protagonizado por um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses: o Quarteto de Cordas de Sintra.
A iniciativa decorre no âmbito do projeto "Sente a História – Ação Promocional de Música & Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” que, até julho de 2019, realiza 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é o sétimo concerto da iniciativa, sendo que os espectáculos realizados até ao momento contaram com a presença de mais de 2500 pessoas.
Composto por quatro elementos, Nélson Nogueira (violino), David Ascensão (violino),
Eurico Cardoso (viola) e pelo jovem violinista de Vila Praia de Âncora que tem já uma forte carreira a solo firmada, Abel Gomes, o Quarteto de Cordas de Sintra vai apresentar um repertório exclusivamente com compositores do período romântico: Giacomo Puccini, Franz Schubert e Johannes Brahms.
Meia hora antes do concerto, pelas 21h30, vai realizar-se uma visita guiada a esta igreja que assinala a IV Via Romana que ligava Braccara Augusta (Braga) a Tuy (Galiza), ao marco milenar existente no seu adro bem como ao percurso do Caminho de Santiago.
Tanto o concerto como a visita guiada têm entrada gratuita.

Sobre o Quarteto de Cordas de Sintra
O Quarteto de Cordas de Sintra surge em 2007 e desde então tem vindo gradualmente a afirmar-se como uma das formações mais consistentes a nível nacional. Tem-se apresentado em diversos concertos e festivais um pouco por todo o país, destacando-se entre outros, em 2015 no Festival Sons do Centenário (V. N. Cerveira), na edição de 2016 dos "Dias da Música” no Centro Cultural de Belém, Palácio Nacional de Sintra, Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra), Palácio da Independência (Lisboa), Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa), Academia das Ciências (Lisboa), Cine Teatro Avenida (Castelo Branco), Teatro Viriato (Viseu).
Durante a temporada 2013 o Quarteto de Cordas de Sintra apresentou no Centro Cultural Olga Cadaval, a Integral dos Quartetos de Cordas de Mendelssohn numa série de três concertos gravados pela Antena 2. Em setembro de 2013 gravou também para a Antena 2 a estreia moderna dos Quartetos de Júlio António Avelino Soares (compositor português do século XIX) num concerto realizado no Centro Cultural de Belém.
Para além da atividade profissional, o Quarteto de Cordas de Sintra participou em sessões de trabalho com o violoncelista Pavel Gomziakov, Alexandra Mendes (Quarteto de Cordas de Lisboa) e trabalha regularmente com o violoncelista Kyril Zlotnikov (Quarteto Jerusalém).
Em agosto de 2014 o Quarteto de Cordas de Sintra deslocou-se à Holanda para participar no "25th Zeist Music Days” onde trabalhou com o Quarteto Borodin, Quarteto Pavel Haas, Quarteto Jerusalém e com o violoncelista Gary Hoffman. Na Holanda apresentou-se em concerto no Hermitage de Amesterdão e gravou um concerto para a NPO Radio 4. Já em 2016 foi convidado a participar num dos maiores festivais de música clássica da América do Sul, o RioHarpFestival, no Rio de Janeiro.
Em 2017 o Quarteto de Cordas de Sintra torna-se quarteto residente da Quinta da Regaleira onde apresentou um ciclo de concertos ao longo do ano. Atualmente decorre o segundo ano da residência na Quinta da Regaleira em Sintra que inclui a apresentação de um novo ciclo de seis concertos.

Sobre o "Sente a História”
O programa cultural "Sente a História – Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” apresenta características inéditas no país. Centrado na capacitação, valorização e no desenvolvimento de competências de diferentes gerações de músicos locais, bem como na criação de novos talentos, o programa decorre de 13 maio de 2018 a 20 de julho de 2019 e envolve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.
As bandas filarmónicas, com os novos maestros a garantirem o rejuvenescimento desta arte na sequência das ações de capacitação deste programa, vão atuar em contexto de concerto com interpretações surpreendentes com jazz, rock, hard rock, metal, fado, música barroca, popular ou erudita, em formato acústico ou com o som amplificado.
No que diz respeito aos coros, vai estar também patente o cruzamento da tradição com a inovação. Exemplo disso é o facto de o cantor popular repentista Augusto "Canário” ter escrito as letras das canções que vão invocar as lendas da região. Em paralelo, seis compositores de referência do jazz à música erudita (Afonso Alves, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Mário Laginha e Telmo Marques) compuseram sobre as palavras do sentir tradicional, 10 peças corais polifónicas dedicadas a uma lenda de cada município e, ainda, um Hino do Alto Minho. Vozes de todos os coros da região vão fundir-se no Coro Intermunicipal do Alto Minho, num gran finale a encerrar o projeto em julho de 2019, onde interpretarão todas as canções das lendas e o Hino do Alto Minho.
De modo a fomentar os tesouros patrimoniais do Alto Minho, os dias em que ocorrem os concertos serão também de património aberto, realizando-se ainda visitas e tours guiados.  Os horários das aberturas e os locais de interesse a visitar serão divulgados em www.senteahistoria.com, app e nas redes sociais da iniciativa. Em simultâneo irá decorrer um passatempo onde os visitantes poderão registar fotografias suas, tiradas nessas visitas e concertos, habilitando-se a ganhar vouchers para desfrutar em restaurantes da região.
A iniciativa é organizada pela CIM Alto Minho, produzida pela Eventos David Martins e cofinanciada pelo Norte2020 – Programa Operacional Regional do Norte e encontra-se integrada no Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi