Ideias empreendedoras de alunos premiadas no "Concurso de Ideias de Negócio Transfronteiriço" em Terras de Bouro

2018-07-02
A final do Concurso de Ideias de Negócio Transfronteiriço, que decorreu no Município de Terras de Bouro, contemplou a apresentação de projetos empreendedores de alunos do ensino secundário e profissional provenientes das regiões do Cávado, Alto Minho e Ourense (Espanha). O evento que ditou o final do projeto "UP Cávado Escolas” teve lugar no Museu da Geira, na tarde da passada quarta-feira, dia 27 de junho.

A primeira edição deste concurso transfronteiriço desafiou os alunos dos dois lados da fronteira a desenvolverem projetos empreendedores durante o ano letivo de 2017/2018. Nesta final foram apresentadas nove ideias de negócio, correspondendo a três ideias de negócio por cada uma das três regiões.

Os grandes vencedores desta primeira edição do Concurso de Ideias de Negócio Transfronteiriço foram os projetos: "Easy Feed Animal” da Escola Profissional Amar Terra Verde, do Município de Vila Verde; "Safe Student” da Escola Secundária Henrique Medina, do Município de Esposende; e "Ruta XVIII” da Escola Portobello, do Município de Ourense.

O evento reuniu cerca de 40 alunos acompanhados pelos respetivos professores e contou na sessão de abertura com as presenças de Manuel Tibo, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro; António Vilela, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde;  Luís Macedo, primeiro secretário da CIM Cávado; Jorge Nunes, vogal da CCDR Norte; José Manuel Rodrigues, presidente do INORDE; e Cecilio Santalices, representante da Junta da Galiza.

O momento cultural do evento teve a participação especial da equipa de ciclismo Trial Portugal, que ofereceu um espetáculo que animou o público presente.

Os projetos apresentados pelos alunos foram avaliados por um júri composto por Luís Macedo, primeiro secretário da CIM Cávado; Jorge Nunes, vogal da CCDR Norte; Miguel Matos, representante da CIM Alto Minho; José Manuel Rodrigues, presidente do INORDE; e Cecilio Santalices, representante da Junta da Galiza.

O projeto "UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria os Municípios Associados e cofinanciado pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito da Comunidade Territorial de Cooperação entre as regiões do Cávado, Alto-Minho e Ourense.