I Descida Turística do Rio Lima em Ponte de Lima

2011-09-23

Ponte de Lima acolhe sábado, dia 24 de Setembro, a I Descida Turística do Rio Lima. A iniciativa é promovida conjuntamente pelo Clube Náutico de Ponte de Lima e pela Câmara Municipal, contando ainda com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), no âmbito do projecto NEA 2 – Nautisme Espace Atlantique.

O NEA 2 é um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico 2007-2013, que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), tendo em vista o desenvolvimento da náutica no Espaço Atlântico.

Centrado numa das actividades de maior relevância do concelho de Ponte de Lima, a canoagem, a I Descida Turística do Rio Lima pretende ser um evento de valorização, aproveitamento e divulgação dos desportos e actividades náuticas que estão em forte expansão no Alto Minho.

O objectivo é, ainda, possibilitar ao público em geral o contacto com a natureza, descobrindo as paisagens, envolvendo-se com o rio no seu percurso, proporcionando a todos um dia cheio de aventura e uma experiencia inesquecível.

A actividade começa por volta das 14h00, com a recepção dos participantes no Centro Náutico de Ponte de Lima, que seguem depois, em autocarro, para Ponte da Barca, local do início da descida do rio Lima.

A descida tem um percurso de cerca de 8 quilómetros com zonas de transposição de açudes, até ao local de desembarque na freguesia de Gemieira, em Ponte de Lima, fazendo-se, de seguida, a viagem de regresso, em autocarro, até às instalações do Centro Náutico. O percurso que demorará cerca de 3 horas será recheado de momentos de adrenalina, temperados com momentos mais calmos, propícios ao convívio e à interacção entre todos.

De referir que no âmbito do projecto NEA 2 foram já lançadas iniciativas em três componentes: Náutica e Economia, Náutica e Ambiente e Náutica e Social, que integraram acções de limpeza das margens dos rios e descidas ambientais em Ponte da Barca, Caminha, Arcos de Valdevez e Viana do Castelo; a realização do evento Náutica CIM Alto Minho 2011 (Descida Solidária e Balada Sénior), em Ponte de Lima; descidas do rio Lima em Ponte da Barca e Viana do Castelo (Circuito Nacional de Slalom); instalação de painéis de informação ambiental em fluviais e costeiras; actividades de desporto de natureza e de aventura, de sensibilização e informação ambiental, o Esposende EcoEmotions; e a dinamização de actividades náuticas para os jovens dos concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, inseridas nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s).