Gestão florestal conjunta: Instrumento de prevenção de incêndios florestais/ rurais

2021-04-22

Decorreu no passado dia 21 de abril, em formato virtual, a jornada de apresentação das ferramentas tecnológicas produzidas ao abrigo do projeto GEFRECON e de exemplos de gestão florestal conjunta.

No decurso desta sessão, para além das ferramentas tecnológicas "GEFRECON SIG”; "GEFINCAS” e "FERRAMENTOCA”, propriamente ditas, apresentadas por Jorge Antunes, da ENERAREA, e por Nuno Ferreira, da RNAE, foram apresentadas duas boas práticas de gestão florestal conjunta, a saber: o projeto-piloto Banco de Carbono dos Baldios de Viana do Castelo, pelo vereador com o pelouro do Ambiente e Biodiversidade, Ricardo Carvalhido, e a experiência na gestão do Baldio de Vila Nova, Município de Miranda do Corvo, por Dulce Pedro.

Este evento enquadra-se na operação "Gefrecon - GEstão FloREstal CONjunta para prevenção de incêndios no território POCTEP”, da qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) é entidade parceira, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

O objetivo deste projeto é, com recurso a soluções inovadoras, fomentar a gestão florestal conjunta e, assim, contribuir para a redução do risco de incêndios florestais/rurais no território POCTEP. Em termos de operacionalização, tal pressupõe o desenvolvimento e implementação de planos conjuntos, o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas inovadoras, a sensibilização da população, a informação e formação da população em matéria de autoproteção e a promoção da criação de empresas florestais.

Para mais informações acerca deste projeto consultar o seguinte site: https://www.gefrecon.eu/.