Ir para o conteúdo

Fórum geral da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) do Alto Minho realiza-se nos dias 9 e 10 de fevereiro

2021-02-09
O Alto Minho foi galardoado em 2015 com a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) da Federação EUROPARC e encontra-se, atualmente, a trabalhar na renovação deste galardão. A CETS é um galardão outorgado pela Federação EUROPARC desde 2001 que reconhece e galardoa territórios com áreas protegidas e/ou classificadas, que promovem um turismo mais sustentável, desenvolvido com base numa metodologia de planeamento participativo, envolvendo todos os atores locais, na elaboração, de um diagnóstico, uma estratégia e objetivos e um plano de ação a cinco anos. 

Este galardão tem uma validade de cinco anos, pelo que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), entidade detentora e gestora da CETS do Alto Minho, encontra-se em fase de preparação do dossier de reavaliação e do novo Plano de Ação 2021-2024 (PA 2021-2024). Considerando as atuais restrições e condicionamentos decorrentes das medidas de prevenção e resposta à pandemia da doença COVID-19, todo este trabalho tem sido desenvolvido com recurso a plataformas virtuais. A realização do Fórum Permanente de Turismo Sustentável da CETS do Alto Minho, não será, por isso, exceção e acontecerá, virtualmente, na plataforma Cisco Webex Meetings, nos dias 9 e 10 de fevereiro das 9h00 às 12h30.

No primeiro dia, em sessão plenária, será apresentado o ponto da situação da CETS, a nova estratégia e iniciativas CETS, pela representante da Carta Europeia de Turismo Sustentável da Federação EUROPARC, Teresa Pastor, seguindo-se a apresentação e validação do documento de avaliação do Plano de Ação 2015- 2019 (+2020), pelo consultor Paulo Castro (Ponto Natura). Findas ambas as apresentações, em sessões de trabalho paralelas, os participantes do Fórum serão convidados a discutir e validar as ofertas da nova estratégia e PA 2021-2024.

No segundo dia, após apresentação e validação das Áreas Temáticas para o PA 2021-2024 e da identificação tanto dos curadores como dos potenciais interessados de cada uma delas, Amanda Guzmán, em representação da Associação de Ecoturismo em Espanha, dará a conhecer a situação da fase II da CETS e a estratégia do ecoturismo em Espanha. Depois desta exposição, os 11 empresários reconhecidos, recentemente, com a fase II da CETS em Portugal, dar-se-ão a conhecer aos diversos participantes.

Uma vez concluídos os trabalhos, terão sido definidas, de forma participada, as principais linhas de atuação estratégica que irão compor o dossier de reavaliação da CETS do Alto Minho, para o período de 2021-2024, a submeter já no próximo mês de maio.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi