Exposição “Educação empreendedora: do sonho à ação” na Casa das Artes de Arcos de Valdevez

2016-06-01

É inaugurada amanhã, dia 2 de junho, a partir das 16h30, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, a exposição "Educação empreendedora: do sonho à ação”, que reúne os trabalhos desenvolvidos, durante o ano letivo de 2014/2015, pelas crianças do pré-escolar e do 1º e 2º ciclos do ensino básico dos agrupamentos escolares do Alto Minho.

A iniciativa, que pretende assinalar também o Dia Mundial da Criança, insere-se no âmbito do projeto "Educação para o Empreendedorismo”, desenvolvido em parceria pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) e pela Associação Coração Delta/ Centro Educativo Alce Nabeiro. O objetivo desta parceria é fomentar a apropriação social do espírito e cultura empreendedora pelas crianças do pré-escolar e do 1º e 2º ciclos do ensino básico da região. No total foram abrangidas, durante o ano letivo de 2014/2015, 16 escolas de oito agrupamentos escolares do Alto Minho, 415 crianças e 18 professores.

Recorde-se que este projeto de "Educação para o Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos" foi considerado em 2013 "exemplo de boa prática” pela Comissão Europeia, e, em 2014, selecionado pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - no âmbito do Entrepreneurship 360, para ser apresentado como "estudo de caso”.

Um dos momentos altos da inauguração da exposição será a apresentação do site e do "Manual Educação Empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos”, assim como dos resultados do observatório que foi criado para acompanhar o projeto de educação para o empreendedorismo, nomeadamente, por Lina Fonseca, Gabriela Barbosa, Ana Peixoto, docentes da ESE-IPVC.

A exposição estará patente até ao final do mês de junho, podendo ser visitada todos os dias úteis, das 09h30 às 17h30, incluindo aos sábados, das 14h00 às 18h00 e das 21h00 às 23h00, e aos domingo, das 21h00 às 23h00.