Exposição “100% Alto Minho” mostra o que de melhor se faz na região

2015-05-21

Produtores e empresas do Alto Minho vão apresentar no final deste mês, no Centro Cultural de Viana do Castelo, o que de melhor se faz na região, naquela que será a primeira mostra temática do género, envolvendo produtos desde o fumeiro aos doces, passando pelos produtos do mar e empreendedorismo.

A primeira Mostra "100% Alto Minho" vai decorrer de 29 a 31 de maio, assumindo o objetivo de dar a conhecer os produtos endógenos e os serviços da região, promovendo as suas potencialidades enquanto marca prestigiada e de qualidade.
Para representar as temáticas do fumeiro, vinhos, doçaria/compotas, produtos mar e do mar, gastronomia, inovação e empreendedorismo vão estar presentes mais de 30 expositores do Alto Minho, numa área de exposição com mais de mil metros quadrados. As empresas participantes foram selecionadas através de comissários reconhecidos nas áreas representadas.

"Identificámos os ativos da região, com produtos de elevada excelência, e quisemos dar-lhes um rótulo e uma marca própria, afirmando o nosso território, o Alto Minho. Esta mostra é também uma oportunidade para desenvolver novos negócios”, explicou ontem, dia 20 de maio, José Maria Costa, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), na conferência de imprensa para a apresentação do evento.

Esta primeira edição, organizada conjuntamente pela CIM Alto Minho, CEVAL - Confederação Empresarial do Alto Minho e Instituto Politécnico de Viana do Castelo, conta ainda com a colaboração dos dez municípios do Alto Minho.
No total são oito stands divididos pelas diferentes temáticas e ainda um da marca anfitriã – "100% Alto Minho” - e outro da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. "Esta será a maior promoção do Alto Minho alguma vez feita na região, de forma integrada e em conjunto com todos os municípios”, sublinhou Luis Ceia, presidente da CEVAL.

"Estamos a criar uma marca para ser reconhecida primeiro no Alto Minho, pois queremos que haja um sentimento de pertença. Mas estamos também a criar uma marca para que seja reconhecida a nível nacional e internacional, nomeadamente na vizinha Galiza”, anunciou Luis Ceia.

A marca "100% Alto Minho” surgiu em 2012, como um "selo” agregador, que pretende ser a identidade da região na valorização das suas empresas e produtos/serviços, criando uma dinâmica de crescimento na economia local, aumentando a competitividade e promovendo a internacionalização do tecido empresarial do Alto Minho.

A marca conta já com várias dezenas de empresas aderentes e com dois embaixadores, D. Duarte Pio, Duque de Bragança, e o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito. Durante a mostra será apresentado o terceiro embaixador.

A inauguração prevista para sexta-feira, dia 29 de maio, às 17h00, contará com a presença da Expourense, entidade responsável pela feira de exposições de Ourense, constituída por várias entidades da Galiza, com uma delegação composta por representantes institucionais e empresariais, e meios de comunicação da Galiza.
Para os três dias são esperadas milhares de pessoas em Viana do Castelo, que poderão conhecer novos produtos, saborear inovações gastronómicas e conhecer mais de perto o melhor da região.

No espaço de exposição, no Centro Cultural de Viana do Castelo, haverá ainda lugar para seminários e workshops temáticos. A animação estará a cargo dos dez municípios do Alto Minho.