Experiências de promoção do Sucesso Escolar em debate no Alto Minho

2018-11-15
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, no próximo dia 21 de novembro, o Primeiro Seminário "Alto Minho - School 4All - "Promoção do Sucesso Escolar: Caminhos e Desafios”, onde serão apresentadas as principais experiências territoriais de promoção do sucesso escolar, ao nível municipal, intermunicipal e regional, assim como ao nível insular e transfronteiriço, através de dois estudos de caso dos Açores e da Galiza.

Esta iniciativa insere-se no Plano de Promoção do Sucesso Escolar "Alto Minho - School 4All”, o qual será concretizado em todo o Alto Minho até 2020, abrangendo um investimento total de 4.3 milhões de euros (comparticipado pelo FSE em 85%) para os 10 concelhos do território.

O objetivo estratégico global deste Plano "Alto Minho - School 4All” é contribuir para as principais metas definidas na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial "Alto Minho 2020”, no domínio da promoção do sucesso escolar, evoluindo positivamente na taxa de retenção e abandono escolar e mantendo um patamar mais favorável em relação às médias da região do Norte e do País, nomeadamente através de uma ação centrada na comunidade e desenvolvida em paralelo/ articulação com as restantes ações orientadas para o mesmo fim, enquadradas no PO Norte 2020, no PO CH e noutros instrumentos disponíveis.

O programa do seminário inclui igualmente a conferência "Reinventar a Educação, encarando o futuro”, que terá como orador José Manuel Baptista Valejo, professor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Huelva (Espanha), sendo moderador José Carlos Fernandes, diretor do CENFIPE (Centro de Formação das Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura).

Estão também já confirmadas para a sessão de abertura as presenças de José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho; Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); Paula Santos, secretária técnica do Emprego, Qualificação e Inclusão Social da Autoridade de Gestão do PO Norte 2020; e José Cortes Verdasca, coordenador da Estrutura de Missão PNPSE. Participam ainda como oradores (já confirmados) José Maria Azevedo, da CCDRN; Fabíola Cardoso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa "Pró-Sucesso – Açores pela Educação” da Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores; Ramón García Cordovés, assessor de programas educativos da Dirección Xeral de Educación, Formación Profesional e Innovación Educativa de la Xunta de Galicia; e os responsáveis pelo pelouro da Educação dos 10 municípios do Alto Minho. César Sá, diretor da Escola Superior de Educação do IPVC, será um dos moderadores dos painéis.

O programa completo do seminário e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.