Estratégia para a zona costeira do Litoral Norte apresentada em Vila Nova de Cerveira, Caminha, Esposende e Viana do Castelo

2010-12-22

O Grupo de Acção Costeira Litoral Norte (GAC Alto Minho) apresentou, durante o mês de Dezembro, nos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Esposende e Viana do Castelo, a sua estratégia de desenvolvimento para a zona costeira do Litoral Norte, a implementar até 2013, no âmbito do Eixo IV - Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do PROMAR - Programa Operacional da Pesca 2007-2013.

Estas sessões contaram com a presença dos representantes dos municípios, elementos de associações de pescadores, presidentes de juntas de freguesia e representantes da restauração, associações e empresas de animação turística, que poderão vir a apresentar ou a integrar projectos aos dois primeiros avisos de concurso já lançados pelo GAC. As candidaturas devem ser apresentadas até 24 de Fevereiro de 2011 e estão abertas a quaisquer pessoas individuais ou colectivas, públicas ou privadas.

O Eixo 4 - Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do PROMAR engloba um conjunto de medidas que visam o reforço da competitividade das zonas de pesca e a valorização e reconversão de actividades relacionadas com o sector em zonas onde a actividade piscatória é ainda uma referência, numa perspectiva de auto sustentabilidade.

Este eixo é gerido localmente pelo GAC Alto Minho, que assume a qualidade de organismo intermédio da Autoridade de Gestão do PROMAR, tendo por funções delegadas a dinamização, recepção, avaliação e acompanhamento dos projectos. A área geográfica de intervenção abrange as 21 freguesias litorais e estuarinas de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

Para levar a cabo este projecto foi mobilizado um conjunto alargado de entidades para criar uma parceria, com destaque para o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e as associações de pescadores locais que, juntamente com a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, formam a administração do Grupo de Acção Costeira Litoral Norte.

O investimento previsto em projectos é na ordem dos 4,3 milhões de euros, comparticipado em parte pelo Fundo Europeu das Pescas e pelo Orçamento de Estado.