Estratégia Alto Minho 2020: CIM reuniu-se com secretário de Estado do Turismo para promover condições de dinamização do setor turístico

2014-07-10

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) reuniu-se no passado dia 9 de julho, em Valença, com o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, para apresentar a iniciativa "Alto Minho 2020”, em particular as principais prioridades para o sector do turismo para o próximo ciclo de programação, e procurar estabelecer sinergias tendo em vista a promoção do território em diferentes mercados.

Apesar de possuir ”ativos estratégicos e diferenciadores”, caso do Parque Nacional da Peneda-Gerês (Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO), do Caminho Português de Santiago de Compostela ou do Vinho Verde, os autarcas do Alto Minho sentem que o território tem sido objeto de uma promoção turística insuficiente ao nível das estratégias regionais e nacionais, apelando, por isso, a um maior apoio e orientação por parte da tutela.

Adolfo Mesquita Nunes mostrou-se disponível para promover junto do Turismo de Portugal uma reunião técnica com a CIM Alto Minho, no sentido de desenvolver formas de colaboração, orientadas para a promoção turística no mercado externo e de proximidade.

Apontou ainda como principal ferramenta de promoção regional a utilização do marketing digital, uma aposta que, segundo referiu, já vem sendo seguida pelo Turismo de Portugal em detrimento das tradicionais campanhas institucionais, e que, embora mais subtil, é mais eficaz e barata. Realçou, por outro lado, que "o turismo tem hoje uma dinâmica que vai muito além da mera oferta de alojamento” e que necessita de ser conjugado com outros produtos que permitam "viver o território”.

O governante afirmou, ainda, a necessidade da região continuar a explorar a fileira agroalimentar e do vinho e a apostar em produtos com forte potencial, como o turismo de natureza e religioso, encorajando ainda a uma maior cooperação com outras regiões, sobretudo, a região transfronteiriça da Galiza (com um pool de 8 milhões de turistas), para que o setor "ganhe escala".

Nesta reunião de trabalho foram ainda dados a conhecer alguns projetos estratégicos para o Alto Minho, nomeadamente o PROVERE "Minho IN”, um projeto apontado como pioneiro e um exemplo ao nível de concertação de estratégias entre três CIM (Alto Minho, Cávado e Ave); a Náutica de Recreio 2014-2020, que é já um produto consistente e amadurecido fruto da dinamização da iniciativa âncora "Centro de Mar”; e ainda a candidatura da Fortaleza de Valença a "Património da Humanidade” e o projeto "Eurocidade Valença-Tui”, ambos muito importantes do ponto de vista da afirmação turística do território.

O presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, salientou a importância de enquadrar e articular nas futuras ITI – Investimentos Territoriais Integrados, "as estratégias setoriais com as estratégias regionais” e apontou a necessidade de serem criados mecanismos financeiros que descriminem positivamente as regiões de baixa densidade.