ESTG e GAC Alto Minho debateram “Novos Negócios do Mar”

2011-02-11

"Novos Negócios do Mar” foi o tema do colóquio que decorreu, no dia 10 de Fevereiro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), e que contou com mais de meia centena de participantes, sobretudo, alunos do último ano das licenciaturas do IPVC, que poderão vir a criar o seu próprio projecto ligado aos recursos do Mar. A iniciativa contou com o apoio do Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte, que está a ser gerido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho).

"Novas Oportunidades de Negócio no Litoral Norte”, "Ideias para o desenvolvimento de novos produtos do Mar”, "ID&T e os recursos do Mar”, "Da captura até ao prato”, "Como Empreender”, "Da ideia ao negócio”, foram alguns dos temas abordados no colóquio por um painel de conceituados docentes da ESTG e oradores como Pedro Seixas, da Universidade de Santiago de Compostela, Miguel Fernandes, administrador da FoodInTech, e Paulo Alves, director da In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras.

O objectivo era estimular nos jovens a criação de novos negócios inovadores, dando-lhes a conhecer dois projectos na área do Mar vencedores do Poliempreende, iniciativa dinamizada pelo IPVC, assim como actividades empresariais que estão a ser exploradas aproveitando os produtos do mar, como a produção de microalgas, e informações sobre os instrumentos financeiros que podem ser utilizados.

No âmbito do GAC Alto Minho, criado pela CIM Alto Minho para gerir uma parte das verbas do PROMAR (Programa Operacional das Pescas 2007-2013), nomeadamente do Eixo 4 – Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca, foram lançados dois concursos para encontrar projectos de diversificação, reestruturação, revitalização e promoção de actividades do sector no Litoral Norte. As candidaturas estão abertas a pessoas individuais ou colectivas, públicas ou privadas, até ao próximo dia 24 de Fevereiro.

Com o PROMAR vão ser investidos 4,3 milhões de euros no Litoral Norte, que abrange as 21 freguesias litorâneas e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.