Escolas do Alto Minho entre os vencedores do concurso de educação da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

2021-07-09

Para provar que também na cozinha é possível poupar, a turma CP2CP3 do Pólo de Monção da Escola Profissional Alto Minho Interior desenvolveu o projeto "Economia e Sustentabilidade na Restauração”. As sugestões de receitas económicas, com a utilização de sobras levaram os alunos desta turma a vencer o 2º lugar da categoria do Ensino Secundário, no Concurso Final da iniciativa "No Poupar Está o Ganho”, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Para além desta turma, foi ainda distinguida a turma T2A da Escola Básica de Vale do Mouro, que recebeu a Menção Honrosa Seguros, com o trabalho "A Bruxa Biluca e os Seguros”.

Por sua vez, diversas turmas das escolas dos municípios do Alto Minho receberam ainda a distinção de "Vencedor Municipal”,  nomeadamente na categoria do 1º Ciclo do EB a turma 4ºC da Escola Básica de Monserrate, em Viana do Castelo, com o "Rap No Poupar Está o Ganho – Participa”;  a turma do 4º ano P4C da Escola Básica de Ponte de Lima com o trabalho "Educação Financeira na P4C”; o 3ºF da Escola Básica Padre Himalaya, em Arcos de Valdevez, com o jogo "Vamos às compras!”; e  a turma M4 do 4º ano da Escola Básica de Cruzeiro, em Caminha, com o trabalho "Vamos aprender a poupar!”; e na categoria de 2º ciclo do EB, a turma 5ºA da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, em Arcos de Valdevez.

O projeto "No Poupar Está o Ganho”, no qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM  Alto Minho) continua a ser parceira neste ano letivo de 2020-2021, tem como objetivo promover a literacia financeira nas crianças e jovens, abordando temas como a poupança, a gestão e importância do dinheiro e o consumo responsável. Nestes últimos 11 anos, o projeto global chegou já a 40 mil crianças de 40 municípios da região Norte e só neste ano letivo participaram mais de 9.000 alunos de 500 turmas. "No Poupar Está o Ganho” decorre ao longo de cada ano letivo e culmina num concurso final anual, cujos vencedores de 2020/2021 são agora conhecidos.

Todas as propostas foram avaliadas por um júri, que selecionou 14 turmas vencedoras, apuradas por nível de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, premiando assim o trabalho de cerca de 300 alunos dos distritos de Braga (6 escolas), Porto (6), Viana do Castelo (1) e Vila Real (1).

"Tivemos a concurso trabalhos muito diversificados e criativos que nos mostraram que, a par da educação financeira, que é obrigatória nos currículos escolares, este projeto desenvolve um grande sentido de comunidade entre alunos, professores e ainda autarquias e outros parceiros que se envolvem nesta missão de formar cidadãos ativos, informados e conscientes dos seus comportamentos financeiros. Estamos certos de que o impacto do projeto na formação destas crianças e jovens leva também a mudanças positivas junto das suas famílias”, adianta Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Para ver ou rever a cerimónia de entrega de prémios 2020/2021, aceder a: https://youtu.be/n_JBi7odAv4

Para mais informações sobre o projeto:https://nopouparestaoganho.pt/