Escolas de Viana do Castelo ganham 3º prémio da grande final da 3ª edição das Olimpíadas de Educação Financeira

2019-03-27

No âmbito do projeto "No Poupar está o Ganho”, no qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) é parceira, 7 turmas do 1º e 2º ciclos do ensino básico do Alto Minho participaram na grande final da 3ª edição das Olimpíadas de Educação Financeira (OEF), promovidas ontem, dia 26 de março, pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, na sua sede no Porto. A turma do 4º A da EB Breia de Cima, de Afife, no concelho de Viana do Castelo, com a professora Mónica Franco, alcançou o 3º prémio do 1º ciclo do ensino básico; e a turma do 6º E da EB de Abelheira, com a professora Paula Machado, da cidade de Viana do Castelo, alcançou o 3º prémio do 2º ciclo do ensino básico.

Participaram ainda as escolas do ensino básico de Âncora (4º A 24), em Caminha; de Monção (4º A); de Távora (Padre Himalaia - 4º F), em Arcos de Valdevez; de Vila Nova de Cerveira (3º A); de Crasto (3º CR), em Ponte da Barca; e de Freixo (3º/4º A 5), em Ponte de Lima.

Esta ação da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda destinou-se a alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico de 34 municípios da Região Norte. Concebida em 2010 para promover a literacia financeira junto de crianças e jovens em idade escolar – teve como objetivo incentivar o interesse dos alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino básico pelos temas da educação financeira para que, de forma lúdica, se consciencializem da importância do dinheiro e adquiram competências com vista à aquisição de um comportamento responsável do ponto de vista financeiro.

As Olimpíadas materializam-se num quizz cujas questões tinham de ser respondidas corretamente e no menor tempo possível. As perguntas aludiram aos vários temas de Educação Financeira que, de acordo com o Referencial de Educação Financeira publicado pelo Ministério da Educação, devem ser lecionados no primeiro e segundo ciclos do ensino básico. Na primeira etapa da competição realizada online, no passado mês de fevereiro, através da plataforma eletrónica do projeto participaram mais de 2.200 alunos.

Estiveram presentes na grande final 850 alunos das turmas finalistas de cada um dos municípios onde o projeto está a ser implementado, que disputaram entre si o primeiro, segundo e terceiro lugares de classificação.

Importa destacar que a etapa final contou com a presença da Comissão Reguladora das OEF, constituída por representantes da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, do Ministério da Educação, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e do Banco de Portugal.

O projeto "No Poupar Está o Ganho” é apoiado pelo programa Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu.