Encontros Transfronteiriços da RED CIFT reforçam cooperação entre o Alto Minho e a Galiza no turismo fluvial sustentável
2025-11-13
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e a Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+) promovem, no próximo dia 18 de novembro, na Casa dos Alonso (A Guarda, Galiza), uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops de Formação da RedCIFT, sob o mote "Um futuro sustentável, natural, cultural e náutico”.
A iniciativa insere-se no projeto RedCIFT - Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços, que tem como objetivo potenciar o turismo fluvial sustentável, desenvolvendo uma rede de destinos náutico-culturais nos cinco principais rios transfronteiriços da Península Ibérica: Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.
Durante a sessão, que decorrerá entre as 11h00 e as 17h00, será apresentado o Estudo do Potencial Turístico Náutico do rio Minho, seguido de um workshop formativo sobre a criação de itinerários náutico-culturais transfronteiriços. O evento pretende sensibilizar para o valor do património fluvial do rio Minho e promover o diálogo entre entidades públicas, operadores turísticos, associações e comunidades locais, reforçando a cooperação e o planeamento sustentável entre o Alto Minho e a Galiza.
Ainda no âmbito do ciclo de Encontros Transfronteiriços da RedCIFT, o território do Alto Minho acolhe, no próximo dia 26 de novembro, uma sessão em Ponte da Barca, centrada no rio Lima. Estes encontros, que decorrem em várias cidades de Portugal e Espanha, situadas ao longo dos cinco rios ibéricos, visam apresentar os estudos estratégicos realizados para cada rio, capacitar os agentes locais e promover a criação de itinerários náuticos e culturais sustentáveis.
O projeto RedCIFT, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG VI A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, reúne entidades de ambos os países, entre as quais a CIM Alto Minho, a Agan+, o Clúster Marítimo-Marino de Andalucía (CMMA), o Clúster de Turismo da Extremadura, a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana - ODIANA, a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Mais informações disponíveis em www.red-cift.eu.