Encontro de gerações na preservação da memória e tradição do Alto Minho

2018-07-16
Está aberto, de 2 de julho a 30 de novembro, um concurso que desafia jovens artistas a unir abordagens contemporâneas com as práticas tradicionais do Alto Minho, através do conhecimento e ofícios de artesãos que mantém as memórias e tradições do território vivas.

Arts + Handicrafts Alto Minho
O concurso promovido pela CIM Alto Minho (Comunidade Intermunicipal do Alto Minho) e produzido pela MARCA-D’ÁGUA, tem como principal objetivo a aproximação de gerações de fazedores e criadores, através da valorização e reinterpretação da arte tradicional do Alto Minho. Aos participantes é proposta a apresentação e execução de conceitos artísticos que promovam uma abordagem contemporânea às técnicas, saberes e produtos característicos deste território, envolvendo os artesãos mapeados e apresentados na plataforma do concurso.
A iniciativa conta com várias etapas, resultando numa seleção de 5 protótipos a serem produzidos em parceria com os artesãos. Os protótipos selecionados são posteriormente avaliados por um júri, que elegerá as 3 ideias vencedoras. Os prémios serão de 2.000 € para o primeiro lugar e de 1.000 € e 500 € para o segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Etapas do Concurso
O concurso Arts + Handicrafts Alto Minho abriu a 2 de julho e perdurará até ao dia 30 de setembro. O regulamento está disponível no site oficial do concurso e a participação carece de inscrição, que deverá ser enviada para o email da iniciativa.
A apresentação das 15 ideias elegidas do concurso irá decorrer em dezembro. Durante o Bootcamp, em dezembro, os projetos serão desenvolvidos, sendo selecionadas as 5 ideias finais a desenvolver em protótipo. Os 5 protótipos serão apresentados numa exposição, em finais de novembro, onde se anunciará os 3 projetos vencedores. A exposição irá permanecer até dia 31 de dezembro.

Mapeamento dos Artesãos do Alto Minho
Na fase de mapeamento, foi realizada uma pesquisa por diversas entidades, ten sido contactados 63 artesãos do Alto Minho. A triagem para chegar aos 26 artesãos que integram o projeto Arts + Handicrafts, teve como premissas a técnica exigida pela respetiva arte; a ligação do artesão ao ofício, nomeadamente por herança familiar; a diversidade dos ofícios que se representa; a ligação com os 10 municípios do Alto Minho; e a disponibilidade do artesão durante o projeto Arts + Handicrafts para a realização do protótipo.