Embaixador do Japão reuniu-se com empresários do Alto Minho

2016-06-27

Realizou-se, no passado dia 23 de junho, em Viana do Castelo, um encontro entre o embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, e cerca de três dezenas de empresários do Alto Minho, no âmbito da iniciativa "Encontros Alto Minho INVEST”, dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em articulação com a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL).

O presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, destacou a "ligação antiga e fortíssima” entre os dois países, frisando que "há ainda uma grande área de trabalho que pode ser explorada”. "O Alto Minho tem uma componente empresarial muito alargada em muitos setores”, referiu José Maria Costa, acrescentando que este encontro "pretende estruturar as bases para um futuro entendimento”.

Neste encontro com o embaixador do Japão foram abordadas as questões da atração de investimento estrangeiro para o Alto Minho e os setores empresariais com maior potencial de internacionalização, bem como o mercado económico do Japão, as possibilidades de cooperação e as oportunidades de negócio com este país.

O programa deste encontro inclui ainda as intervenções de Luís Ceia, presidente da CEVAL - Confederação Empresarial do Alto Minho; Hiroshi Azuma, embaixador do Japão em Portugal; e Koichi Ono, CEO JETRO - Japan External Trade Organization. No final houve um momento de debate com os empresários do Alto Minho, para a partilha de experiências, conhecimentos e a aproximação dos empresários ao mercado japonês.

De referir que os "Encontros Alto Minho Invest" têm como objetivo potenciar as dinâmicas económicas específicas e distintivas do Alto Minho, através de ações integradas de marketing territorial, dos seus recursos institucionais e dos principais sistemas produtivos locais, através de um ciclo de encontros regulares entre empresários e embaixadores nacionais e internacionais.