Ir para o conteúdo

“Educação inclusiva marítima nas escolas” em debate em webinar promovido pela CIM Alto Minho no próximo dia 21 de outubro

2020-10-15

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 21 de outubro, a partir das 14h30, um webinar sobre educação inclusiva marítima nas escolas, no qual vão estar em destaque as experiências europeias nesta matéria. Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto de cooperação europeia "Atlantic Youth”, cofinanciado pelo programa Erasmus+ Educação e Formação, envolvendo um leque de parceiros franceses, espanhóis, ingleses e irlandeses, do qual a CIM Alto Minho é o parceiro líder. O objetivo deste projeto é promover o desenvolvimento da cultura marítima entre a população mais jovem, nomeadamente através do desporto náutico e da educação marítima nas escolas e nos clubes. 

Desde o seu início, em 2017, e até à atualidade foram implementadas diversas iniciativas, destacando-se cinco projetos locais de educação marítima inclusiva, um por país, três encontros anuais de jovens, a publicação de dois guias de apoio para professores e dois vídeos de educação marítima para alunos. O projeto termina com a realização da conferência final subordinada ao tema "Educação inclusiva marítima nas escolas: experiências europeias”, em formato online através da plataforma Webex.

Relativamente ao programa, a sessão de abertura será presidida por José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho, e Manuel Fernandes, da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, seguindo-se a intervenção de François Arbellot, diretor da We Atlantic e coordenador operacional do projeto, para a apresentação do relatório final do projeto "Atlantic Youth”. Os dois momentos seguintes serão marcados por dois painéis, o primeiro conta com as apresentações dos representantes dos diversos parceiros do projeto sobre as ações desenvolvidas em cada país e os principais resultados, e, o segundo, com os testemunhos/ contributos dos professores envolvidos no projeto. De destacar a participação dos professores Paulo Lima e Manuela Costa, da Escola Carteado Mena, de Viana do Castelo, que abordarão a experiência desenvolvida com os alunos desta escola. O encerramento da sessão estará a cargo de Raquel Costa, geóloga marinha da Direção-Geral de Política do Mar – DGPM.

O programa completo da sessão, assim como o link para inscrição prévia e acesso à plataforma estão disponíveis no site da CIM Alto Minho. A participação, realizada por videoconferência, pode ser efetuada através de computador ou de dispositivos móveis. Será disponibilizada tradução em simultâneo em português, espanhol, francês e inglês.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi