Diretora da Associação Europeia de Vias Verdes visitou percursos verdes do Alto Minho – “Alto Minho Greenways”

2012-11-21

A convite da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), a diretora da Associação Europeia de Vias Verdes, Mercedes Muñoz, visitou, no passado dia 18 de novembro, a rede de ecovias e ecopistas do Alto Minho inseridas naquela rede internacional, da qual a CIM é membro efetivo.

A adesão a esta rede constituiu um passo importante para a valorização dos recursos ambientais do Alto Minho, através da internacionalização da rede de corredores verdes presente no território – "Alto Minho Greenways”, com mais de 50 quilómetros e situados ao longo dos três eixos - litoral, rio Minho e rio Lima.

Refira-se que o Alto Minho dispõe de espaços de grande valor natural que lhe conferem a primeira condição de aptidão para o Turismo de Natureza e para o Ecoturismo. Desde logo, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, a Paisagem Protegida do Corno de Bico e os sítios de importância comunitária e zonas de proteção especial dos rios Minho e Lima, Litoral Norte e Serra d’Arga, onde se insere a rede de percursos verdes do Alto Minho e que associados a uma diversidade de recursos culturais, patrimoniais e náuticos, conferem à região um vasto leque de oportunidades em termos de valorização e competitividade territorial.

Mercedes Munõz reuniu-se ainda com vários municípios do Alto Minho e parceiros regionais ligados ao desenvolvimento rural, turismo, cultura e património, para avaliar o potencial de valorização e sustentabilidade destes espaços ecoturísticos, no contexto nacional e internacional, e a sua eventual certificação de qualidade.

Ao nível nacional, a Comunidade Intermunicipal promoveu recentemente oito dos principais percursos verdes do Alto Minho, designadamente o Trilho do Corno de Bico (Paredes de Coura), o Caminho do Pão, Caminhos da Fé (Arcos de Valdevez), o Trilho das Pesqueiras (Melgaço), o Trilho da Serra d’Arga (Caminha e Ponte de Lima), o Trilho de Entre Ambos os Rios (Ponte da Barca), o Trilho do Forte de Montedor (Viana do Castelo), o Trilho Interpretativo da Ribeira de Covas (VN Cerveira) e o Trilho da Foz do Rio Manco (Monção e Valença), através do ciclo de caminhadas "Alto Minho Greenways”. Esta ação promocional realizou-se todos os sábados, entre 29 de setembro e 17 de novembro, e contou com mais de quatro centenas de participantes, entre pedestrianistas, órgãos de comunicação social e empresas de animação turística.

O saldo final foi bastante positivo, a avaliar pela grande adesão de pessoas provenientes quer do nosso território, quer de outras regiões de Portugal e da Galiza, mas sobretudo pelo agrado manifestado quanto à excelência ambiental e paisagística da rede de percursos verdes do Alto Minho. Uma iniciativa que redundou num êxito assinalável e que certamente ficará na memória dos participantes para 2012.

------------------------------
O "Alto Minho Greenways” corresponde a uma das ações do projeto da CIM Alto Minho - InterAM (Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres), cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).