Director Geral do Desenvolvimento Regional da UE reuniu-se com CIM Alto Minho

2011-01-13

O Director Geral do Desenvolvimento Regional da União Europeia, Dirk Ahner, esteve reunido, no dia 14 de Janeiro, em Ponte de Lima, com a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), para saber como estão a ser aplicados os fundos comunitários no Alto Minho e conhecer de perto uma experiência inovadora que está a ser desenvolvida conjuntamente pelas comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, o Minho IN.

O Conselho Executivo da CIM apresentou a este alto representante da União Europeia o trabalho desenvolvido pela Comunidade no último triénio de gestão do Programa Territorial de Desenvolvimento do Minho-Lima (PTD Minho-Lima), que foi objecto de contratualização com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte. Esta reunião serviu também para delinear estratégias para o futuro, no sentido de uma mais eficiente gestão dos fundos estruturais.

Refira-se que, desde o início da implementação do PTD Minho-Lima, os dez municípios do Alto Minho já realizaram uma despesa que ultrapassa em 60 por cento a dotação do programa, e que corresponde a mais de 50 milhões de euros de investimento. Desta forma, estima-se que a taxa de execução do PTD seja superior a 40 por cento, de acordo com os dados que serão validados e oportunamente divulgados pelas instâncias do QREN, referentes a 31 de Dezembro de 2010, o que faz deste programa um exemplo na aplicação dos recursos comunitários, colocando a CIM Alto Minho como a melhor executora a nível nacional.

Dirk Anher participou ainda no Open Fórum Minho, onde a CIM Alto Minho, em parceria com as comunidades intermunicipais do Cávado e Ave, apresentou a forma inovadora como foi concebida e está a ser executada a Estratégia de Eficiência Colectiva Minho IN, e que suscitou o interesse pessoal de Dirk Ahner, como uma possível abordagem para a intervenção dos fundos comunitários a partir de 2014.