Desencaminharte’18: Primeiras instalações artísticas inauguradas no próximo domingo, dia 11 de novembro

2018-11-08
É já no próximo domingo, dia 11 de novembro, que vão ser inauguradas em Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, as duas primeiras instalações artísticas no âmbito do Desencaminharte’18, um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e programado pelo Coletivo HODOS, que tem como objetivo fomentar a criação artística no Alto Minho.

Este projeto acolhe a participação dos 10 municípios que compõem o Alto Minho, nomeadamente Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

A edição de 2018 centra-se no desenvolvimento de dispositivos que se constituirão como leitores de paisagem e que irão contribuir para a valorização do património cultural e natural do território. Dez autores relevantes no panorama artístico e arquitetónico contemporâneo foram desafiados a intervir na paisagem singular de cada um dos dez concelhos do Alto Minho.

O arquiteto João Mendes Ribeiro é o responsável pela obra de Viana do Castelo, junto à Capela de Nossa Senhora do Crasto, em Deocriste, e em Vila Nova de Cerveira, a peça no Parque de Lazer do Castelinho é da responsabilidade da artista plástica Gabriela Albergaria.

A programação do Desencaminharte'18 está a cargo do coletivo HODOS composto pelas equipas FAHR 021.3, depA e Still Urban Design e o objetivo é valorizar os percursos pedestres em Portugal, afirmando-os como elementos de integração ou dissociação na paisagem.

Através da identificação e tratamento de pontos de interesse nesses percursos, HODOS pretende reformular a experiência da caminhada com recurso à criação de peças de arte e arquitetura, à semelhança do que se faz em outros países europeus, como por exemplo, a rota turística Nasjonaleturistveger (Noruega) ou o programa de arte pública Münster Skulptur Projekte (Alemanha).

O Desencaminharte insere-se no projeto da CIM Alto Minho "COOLTIV’ART - Programação Cultural em Rede”, aprovado pelo PO "Norte 2020”/FEDER, no domínio do Património Cultural, que visa "promover e reforçar qualitativamente a programação cultural em rede ao nível intermunicipal, apoiada no aproveitamento dos recursos disponíveis e identitários do Alto Minho, promovendo a criação artística e cultural e valorizando-a enquanto produto/destino turístico e meio de reforço da identidade cultural regional”.

Inaugurações | novembro
Viana do Castelo / Nossa Senhora do Crasto, Deocriste
Data/Hora: 11 de novembro (domingo) – 12:00
Programa: ato inaugural
Com a presença do autor: arquiteto João Mendes Ribeiro
Será servido um Verde de Honra.
(excecionalmente será celebrada uma missa na Capela N. Srª do Crasto às 11:00)

Vila Nova de Cerveira / Parque de Lazer do Castelinho
Data/Hora: 11 de novembro (domingo) – 15:00
Programa: ato inaugural + Momento musical + Magusto (no Terreiro, no centro histórico em frente ao Castelo de Cerveira)