Delegação da Croácia visita território de intervenção do Grupo de Ação Costeira do Litoral Norte

2014-03-21
Por iniciativa da Autoridade de Gestão do PROMAR (Programa Operacional das Pescas 2007-2013), uma delegação da Croácia esteve ontem (dia 20 de março), no Alto Minho, para conhecer as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Ação Costeira do Litoral Norte (GAC Alto Minho) e alguns dos seus projetos reconhecidos como exemplo de boas práticas.

A visita teve início nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), entidade gestora da parceria estabelecida para a zona costeira do Litoral Norte, onde foi realizada uma breve apresentação do GAC Alto Minho e de um dos seus projetos mais relevantes: o projeto "Aldeias de Mar”. Este projeto, atualmente em curso, tem como objetivo a criação de um Rede de Aldeias de Mar e a elaboração de um plano de intervenção intermunicipal em áreas pré-definidas nos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende, que inclui, entre outros, a identificação e a caracterização de um conjunto de ideias/intenções de projetos de investimento, assim como a sua dimensão financeira e os respetivos promotores.

Constituída por representantes da Croatian Paying Agency for Agriculture, Fisheries and Rural Development; Public Relation and Information Service; General and Legal Affairs; e EU Affairs and International Cooperation Service, além de responsáveis pela gestão do PROMAR, a comitiva visitou, depois, alguns projetos que foram implementados no terreno, apoiados pelo GAC Alto Minho através do Eixo 4 do PROMAR - Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca.

Assim, foram dados a conhecer projetos como "Novas áreas de negócio” (conservas), da Vianapesca, OP; "Solha Fumada”, de Lanhelas, Caminha; e "Certpiscis”, do promotor Aquamuseu do rio Minho e que foi distinguido pela Direção Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia, em Bruxelas, como exemplo de boas práticas.

No final do encontro foi sublinhado o interesse da Croácia em contar com o know how do GAC Alto Minho ao nível do aproveitamento do potencial das zonas de pesca, tendo ainda sido analisada a possibilidade de reforçar a cooperação entre os dois países neste sector.