Conselho Intermunicipal da CIM aprova proposta de Plano de Atividades e Orçamento para 2014

2013-12-09

"Semear o que em 2020 se pretende colher” – esta é uma das principais apostas do Plano de Atividades e Orçamento para 2014 da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), aprovado, por unanimidade, na última reunião ordinária daquele órgão. Num cenário que se prevê, do ponto de vista social, económico e financeiro, não menos exigente e complexo que o dos últimos tempos, a CIM reclamará, no ano de 2014, uma ação de proximidade com os principais atores públicos, privados e associativos do Alto Minho, promovendo a participação ativa de todos, quer na preparação das iniciativas para o ciclo de programação 2014-2020, quer na conclusão dos principais projetos do QREN 2007-2013.

Apesar de 2013 constituir, no essencial, um ano de transição entre os ciclos de programação 2007-2013 e 2014-2020, assinale-se que existe ainda um conjunto relevante de projetos que se encontram numa fase de dinamização, como são os casos do "EGOV- @ltominho”, "ARPAD – Arquivo digital, supressão de papel na relação administrativa e conservação do património documental”, "Plano de Formação-ação para a Certificação da Qualidade”, Marketing "Minho IN”, ou "Alto Minho 2014-2020 - Plano de Ação de Desenvolvimento Intermunicipal”. Merecem também referência alguns projetos e iniciativas em curso, que transitam de 2013, em domínios como eficiência energética, turismo de natureza, educação, cultural e ação social, água e saneamento, transportes, empreendedorismo, empregabilidade e atratividade empresarial.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2014 será submetido à aprovação da Assembleia Intermunicipal no próximo dia 13 de dezembro, naquela que será a primeira reunião ordinária deste órgão, após as eleições autárquicas de outubro passado, e onde terá lugar também quer a tomada de posse dos respetivos membros, eleitos nas assembleias municipais dos dez municípios que integram a CIM Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), quer a eleição da mesa.

Na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM, foi ainda efetuado um ponto de situação dos Planos de Ação para a Sustentabilidade Energética (PAES/PASE), elaborados em todos os municípios do Alto Minho, no âmbito da adesão ao Pacto de Autarcas. Nesse âmbito, tornou-se evidente que, em média, a iluminação pública é responsável por, aproximadamente, 67% do consumo de energia elétrica municipal, e que os equipamentos desportivos municipais, nomeadamente as piscinas e os pavilhões desportivos, são os edifícios públicos sob gestão municipal que consomem mais energia (o respetivo consumo representa mais de 41% do consumo energético total do edificado sob gestão municipal). Os domínios da eficiência energética e do aproveitamento de recursos energéticos renováveis endógenos devem, pois, ser objeto de uma aposta prioritária do Alto Minho no ciclo de programação 2014-2020.