Conferência “Exportar: Como fazer, com que apoios e para que mercados?” no dia 27 de março, em Viana do Castelo

2014-03-19

"Exportar: Como fazer, com que apoios e para que mercados?” é o tema da conferência organizada pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), em colaboração com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Esta iniciativa, que decorrerá no próximo dia 27 de março, a partir das 9h30, nos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, pretende abordar as oportunidades de exportação para os principais mercados externos, os apoios ao investimento e alguns aspetos práticos ligados às condições legais, para facilitar às empresas a entrada nos caminhos da internacionalização.

Para o efeito, o programa conta com a realização de quatro sessões paralelas, duas de manhã e duas à tarde, integradas no painel "Mercados de Consolidação/Mercados de Diversificação” e cada uma subordinada a dois mercados internacionais. Assim, de manhã realizam-se as sessões China/Indonésia e Angola/Moçambique; e à tarde França/Alemanha e Colômbia/Chile, salientando-se a participação dos delegados da AICEP nestes países, através de videoconferência. Serão moderadores deste painel José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho; e Maria Geraldes, diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT).

Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); Luís Ceia, presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL); e José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; farão a abertura da conferência. Duarte Rodrigues, vogal da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, é o orador convidado para o painel "Acordo de Parceria 2014-2020| Principais Apostas na Internacionalização e Respetivos Instrumentos de Financiamento”.

De referir ainda, no final da tarde, a realização de uma sessão em plenário, para a apresentação das principais conclusões das sessões paralelas e o seu debate, assim como de uma mesa redonda moderada por Paulo Ferreira, do Jornal de Notícias, sobre "Experiências de Internacionalização: Testemunhos”, onde várias PME abordarão a sua experiência em mercados de consolidação e diversificação.

O programa e a ficha de inscrição para a conferência estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em /gca/index.php?id=147.