Conferência defende pensamento estratégico para a construção naval

2012-06-29

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) organizaram ontem, dia 28 de junho, uma conferência sobre "A indústria naval 2020: potencial económico e perspectivas”, onde a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foi um dos principais temas abordados. Das conclusões, ressalta a necessidade de existir um pensamento estratégico para a construção naval.

O mote foi dado pelo Almirante Nuno Vieira Matias, ex-chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, que defendeu este pensamento para a construção naval, sublinhando que é necessário "ser teimoso” para explorar o sector da construção naval enquanto existirem competências nacionais para o fazer.

Já para José Ventura de Sousa, secretário-geral da Associação das Indústrias Navais, Portugal deveria adoptar uma política nacional no sector, facilitando financiamentos a empresas de construção naval e criando igualmente incentivos no âmbito do QREN.

Augusto Mateus, presidente da Augusto Mateus & Associados e coordenador do Plano de Desenvolvimento do Alto Minho - Alto Minho: Desafio 2020, asseverou, por seu lado, que "os ENVC são um problema nacional” e que ainda vale a pena investir no sector, apesar da sua fragilidade enquanto projeto de engenharia e das dificuldades de financiamento, que podem ser resolvidas com capital de risco. Para o responsável, Portugal deveria posicionar-se na construção naval com uma lógica de mercado, de procura de parcerias internas e externas. "Era necessário que houvesse uma abordagem multidisciplinar e se constituísse, a nível nacional, uma task force para este sector da economia”, defendeu ainda.

No final da sessão, José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, renovou o empenho da autarquia em continuar a defender os ENVC, não só por se tratar de uma empresa importante para a cidade e para a região, mas por entender que a manutenção da construção naval em Portugal corresponde à afirmação de Portugal no mar.