Concurso “Lendas do Alto Minho”: CIM desafia comunidade educativa a reforçar aposta na identidade e criatividade territorial

2014-12-10

"Promover a criatividade e aprofundar o conhecimento das raízes históricas e culturais do Alto Minho através do relacionamento intergeracional” é o desafio lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no presente ano letivo, aos mais de 22 mil alunos que compõem a população escolar do território, no âmbito do concurso "Lendas do Alto Minho”. A iniciativa, apresentada no dia 10 de dezembro, em conferência de imprensa, corresponde a uma das ações do projeto CRIARTE - Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Norte – ON.2, e conta com o apoio institucional da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste (CCAM do Noroeste).

Para o presidente do Conselho Intermunicipal da CIM, José Maria Costa, esta é uma "boa provocação” lançada a todos os alunos das escolas do Alto Minho, mas sobretudo à comunidade educativa, constituída também por professores, família e pessoal não docente, na medida em que permitirá "estimular a criatividade” e "promover o conhecimento do património imaterial do território através da intergeracionalidade”.

Dirigido a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, do ensino secundário e das escolas profissionais do Alto Minho, o concurso pretende premiar os trabalhos mais originais e criativos mediante a adaptação de uma ou mais lendas do Alto Minho às seguintes formas de expressão artística: ilustração (pintura ou desenho), banda desenhada, audiovisual e multimédia/novas tecnologias.

O presidente da CCAM do Noroeste, José Correia da Silva, destacou a dupla vertente da Caixa de Crédito Agrícola, nomeadamente, a vertente financeira, mas também a vertente social, cuja função é "apoiar esta e outras iniciativas da comunidade com o objetivo de servir os seus interesses”.

Aristides Sousa, delegado regional de Educação do Norte, destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CIM no âmbito da sua estratégia supramunicipal "na congregação de sinergias e pela coesão territorial”. Este concurso escolar é para Aristides Sousa um exemplo deste papel agregador da CIM, ao envolver também a CCAM do Noroeste, salientando que "o ensino é uma missão de todos, das instituições públicas e privadas”.

Refira-se que este é o terceiro concurso que a CIM promove desde o ano letivo 2011/2012. As edições anteriores realizadas no âmbito do projeto "Alto Minho 2020”, contaram com a adesão de cerca 1.500 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e profissional e do ensino superior, de cerca de três dezenas de escolas públicas e privadas do Alto Minho.

A participação no concurso escolar "Lendas do Alto Minho” implica o preenchimento prévio da Manifestação de Interesse, disponível no website da CIM Alto Minho, até ao dia 31 de dezembro de 2014. O prazo de entrega dos trabalhos decorre entre o dia 5 de janeiro e o dia 17 de abril de 2015.

O regulamento e outras informações úteis estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.