Ir para o conteúdo

Concurso escolar “Lendas do Alto Minho”: Sessão de anúncio dos resultados realiza-se no dia 5 de junho no Centro Cultural de Viana do Castelo

2015-06-02

Realiza-se na próxima sexta-feira (dia 5 de junho), a partir das 14h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo, a sessão de anúncio dos resultados e entrega dos prémios do Concurso Escolar "Lendas do Alto Minho 2020”, que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promoveu no ano letivo 2014/2015. São esperadas neste evento mais de duas centenas de alunos e professores de estabelecimentos de ensino do Alto Minho.

Este concurso promovido no âmbito do projeto CRIARTE - Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Norte – ON.2, teve como objetivo fomentar nos estudantes, em conjunto com os seus professores e com o apoio das famílias, a valorização criativa da memória coletiva do Alto Minho recorrendo à sua capacidade imaginativa e artística.

No total foram rececionados 148 trabalhos de 33 estabelecimentos educativos públicos ou privados do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional do Alto Minho. A temática do concurso incidiu na adaptação de uma ou mais lendas do Alto Minho às seguintes formas de expressão artística: ilustração (pintura ou desenho), banda desenhada, audiovisual e multimédia/novas tecnologias. Na próxima sexta-feira vão ser anunciados os três primeiros classificados em cada uma destas categorias.

A seleção dos trabalhos vencedores foi realizada por um júri independente, constituído por elementos com reconhecido mérito ou experiência empírica nas várias formas de expressão artística que integraram o concurso, nomeadamente, Álvaro Campelo, professor da Universidade Fernando Pessoa e autor do livro "Lendas do Vale do Minho", editado pela Associação de Municípios do Vale do Minho, em 2002; Ricardo Rodrigues, partner e CEO da Blisq Creative, agência de comunicação e design; e Francisco Trabulo, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na área das Artes Plásticas. Assinale-se que este concurso escolar conta também com a colaboração institucional da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste (CCAM do Noroeste).

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi