Ir para o conteúdo

Concurso Escolar “Alto Minho 2020”: Comunidade Intermunicipal desafia alunos a imaginar o futuro da região

2012-01-06

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) pretende envolver a comunidade escolar dos concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira no Concurso Escolar "Alto Minho 2020”, desafiando os alunos a imaginar o futuro da região através de várias formas de expressão artística.  


Esta iniciativa, a decorrer ao longo do presente ano letivo (2011/2012), procura fomentar nos alunos, em conjunto com os seus professores e o apoio das famílias, a reflexão crítica e a projeção de um futuro desejável para a região onde vivem, através da realização de uma ilustração (pintura ou desenho), de uma primeira página de jornal ou de um vídeo sobre o Alto Minho em 2020.


Para o desenvolvimento do concurso escolar, a CIM Alto Minho espera contar com a colaboração dos agrupamentos e diretores de escolas, que assumirão um papel fundamental na orientação e concretização dos trabalhos, que poderão ser realizados por uma turma ou um grupo de alunos desde o primeiro ciclo ao ensino secundário e profissional.


Segundo o regulamento disponível no site www.altominho2020.com, o concurso assume três escalões de participação:


1. O Desafio "Ilustração Alto Minho 2020”, destinado ao 1º ciclo, que premiará a turma vencedora com um cheque-brinde de 500 euros e uma visita à Quinta Pedagógica de Pentieiros, em Ponte de Lima;


2. O Desafio "Jornal Alto Minho 2020”, dirigido ao 2º e 3º ciclos e ensino profissional, que premiará a turma vencedora com um cheque-brinde de 500 euros, o desenvolvimento de uma atividade náutica na região do Alto Minho (surf, canoagem ou rafting) e a publicação da sua primeira página no jornal Alto Minho; 


3. E o Desafio "Vídeo Alto Minho 2020”, para o ensino secundário e profissional, que premiará o grupo de alunos vencedor com um cheque-brinde de 500 euros e bilhetes para a edição de 2012 do Festival de Paredes de Coura.


Refira-se que este concurso escolar é promovido no contexto da iniciativa "Alto Minho: Desafio 2020”, que irá traçar as principais linhas de intervenção para o território nos próximos 10 anos, em domínios como a competitividade económica, a sustentabilidade ambiental, ou a coesão social e territorial.


Iniciado em Outubro de 2011 pela CIM Alto Minho, com o apoio técnico da empresa "Augusto Mateus & Associados”, este processo irá incorporar vários momentos de consensualização de objetivos e prioridades através do envolvimento e participação dos agentes e instituições que intervêm no território, abrangendo a auscultação pública e a recolha de opiniões de especialistas, parceiros sociais, agentes económicos, da população em geral ou da comunidade escolar.


Ao longo do ano 2012 e do primeiro trimestre de 2013, a CIM está assim comprometida em apostar e dinamizar um processo de participação alargada, onde todos os cidadãos serão desafiados a assumir um papel ativo na definição de uma estratégia de futuro para o Alto Minho.


O Concurso Escolar Alto Minho 2020 conta já com o apoio da Escola Superior Gallaecia, da Europac Viana do Castelo, da Caixa de Crédito Agrícola e da TMN. O Jornal de Notícias e o jornal Alto Minho são os media partners da iniciativa Alto Minho: Desafio 2020.


__________________________________
A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, também designada por CIM Alto Minho, é constituída pelos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi