Como reforçar a posição do Alto Minho no ranking dos destinos ecoturísticos da Europa?

2012-09-27

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) realizou no passado dia 25 de setembro, em Monção, o seminário internacional "Percursos Verdes e Ecoturismo: Sustentabilidade e Potencialidades", como forma de assinalar o Dia Europeu das Caminhadas e promover o reconhecimento da European Greenways Association ao seu novo membro efetivo, a CIM Alto Minho.

Reunindo um rico e diversificado painel de moderadores e de oradores nacionais e estrangeiros, que apresentaram as suas experiências no domínio da valorização económica dos recursos ambientais através do pedestrianismo e cicloturismo, este seminário, que contou com mais de 200 participantes, constituiu um importante momento de reflexão sobre a sustentabilidade e potencialidades dos percursos verdes e do Ecoturismo nos territórios de baixa densidade, no qual foi possível aprofundar o debate e identificar boas práticas para promover uma futura ação dos principais atores do Alto Minho que intervêm neste domínio.

As ecovias e ecopistas do Alto Minho abrangem, neste momento, percursos verdes com mais de 50 Km situados ao longo dos três eixos - Litoral, rio Minho e rio Lima, onde, além de se promover a preservação da biodiversidade, se tem vindo a valorizar economicamente os principais recursos ambientais e culturais localizados no seu entorno. A adesão da CIM Alto Minho à rede de ecovias europeias – Euroepan Association Greenways, constituiu também um passo importante para que estes espaços ecoturísticos sejam promovidos e divulgados internacionalmente de uma forma integrada e conjunta, dando-lhes visibilidade tanto a nível nacional como internacional e conferindo-lhes um carácter de excelência.

Na sequência do presente seminário, a CIM e os municípios do Alto Minho irão continuar a dar prioridade a esta estratégia de valorização da sua rede de percursos verdes, visando potenciar o produto "Turismo de Natureza” e colocar o Alto Minho mais próximo dos destinos ecoturísticos mais atrativos da Europa. Ao nível infraestrutural, promover-se-á a consolidação da rede de percursos verdes do Alto Minho, através de projetos cofinanciados pelo ON2 – O Novo Norte (que passará a abranger cerca de 80 km de extensão), sendo dada também particular atenção à definição e envolvimento da parceria institucional mais adequada para assegurar a necessária hierarquização, acompanhamento e manutenção dos principais percursos verdes do Alto Minho.

Em termos de promoção será dada prioridade, ao nível internacional, à certificação de qualidade dos principais percursos verdes do Alto Minho e à promoção da rede de percursos verdes transfronteiriços, consolidando uma imagem de marca de excelência ambiental do território. Ao nível nacional, serão promovidos oito dos principais percursos verdes do Alto Minho através do ciclo de caminhadas "Alto Minho Greenways”, o qual se inicia já no próximo fim de semana, dia 29 de setembro, na Paisagem Protegida do Corno do Bico e que decorrerá todos os sábados até 17 novembro. Será ainda lançado um guia de atividades ecoturísticas do Alto Minho, com informação sobre os principais recursos, as experiências e a oferta ecoturística da região.

O seminário internacional foi constituído por três painéis temáticos, nomeadamente "Desenvolvimento Territorial Sustentável e Vias Verdes", "Dinamização de Percursos e Emprego Verde" e "Boas Práticas de Desenvolvimento, Gestão e Promoção de Vias Verdes", moderados por Paulo Brilhante, responsável editorial do portal Escape e coordenador da iniciativa "Boa Cama Boa Mesa".

Nos painéis mencionados, foram oradores Luís Manuel Silvestre, da REFER, Paulo Castro, da EUROPARC, Jose Luís Piñeiro, da PRAMES – Montanha, Escalada e Senderismo, Javier Martín Fernández, da Fundación de los Ferrocarriles Españoles, Maria Jiménez, da Fundação Via Verde de la Sierra; Artur Gregório, da GAL inLOCO; e Pedro Arruda, da Delegação de Turismo dos Açores.
No final dos painéis temáticos decorreu ainda uma mesa redonda subordinada ao tema "Os Percursos Verdes: Qual o caminho para a sua sustentabilidade", moderado por António Sá, fotógrafo internacional na área da Natureza, e que contou com as intervenções de Carlos Gomes e Emanuel de Oliveira, da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada; Nuno Gama Nunes, da Revista Itinerante; e Sónia Almeida, da ADERE Peneda Gerês.