Combate à exclusão ou risco de exclusão escolar no Alto Minho em debate em “Roda de Pensamento” em Arcos de Valdevez

2019-05-10
Analisar metodologias de combate à exclusão ou risco de exclusão escolar e propor estratégias de ação, são os objetivos da sessão de capacitação "Roda de Pensamento” que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, no próximo dia 16 de maio, em Arcos de Valdevez, destinada a profissionais das bibliotecas públicas municipais, a professores e diretores de agrupamentos, a técnicos de educação dos municípios e outros profissionais e agentes da comunidade educativa do Alto Minho.

Integrada na iniciativa "Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar” do projeto "Scholl4All Alto Minho”, que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho no âmbito do PIICIE e cofinanciado pelo PO Norte 2020/FSE, esta sessão irá decorrer entre as 10h e as 17h, na Casa das Artes/ Biblioteca Municipal Thomaz de Figueiredo de Arcos de Valdevez, em colaboração com a Laredo Associação Cultural e o apoio do Centro de Formação CENFIPE (Ponte de Lima). A inscrição é gratuita, porém obrigatória, em https://www.cenfipe.edu.pt/.

As metodologias de combate à exclusão ou risco de exclusão escolar que serão analisadas nesta sessão de capacitação têm por base as ações realizadas em diversos concelhos do Alto Minho, com públicos jovens com características de exclusão e/ou risco de exclusão, pretendendo-se identificar constrangimentos, problemas, forças e oportunidades e propor estratégias a desenvolver a curto e médio prazo, tendo em vista a maior capacitação de agentes locais e, em particular, dos profissionais de bibliotecas.

O programa da iniciativa integra dois painéis com oradores de Portugal e da Galiza, um espetáculo inclusivo e oficinas sobre as temáticas da Leitura, da Inclusão e das Bibliotecas, reforçando as bases de trabalho colaborativo a diferentes níveis. Na abertura e no encerramento, estarão presentes representantes do PNL2027 (Plano Nacional da Leitura), da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), do CENFIPE, do Município de Arcos de Valdevez, da CIM Alto Minho, da Laredo Associação Cultural, do Grupo de Trabalho da Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM), e da DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas).

Refira-se que desde dezembro de 2018 realizaram-se já 9 sessões de mediação artística e de leitura, construção de materiais e intervenção de rua – Sussurradores, em Valença, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira; 6 sessões inclusivas de mediação com pessoas com deficiência e/ou incapacidade - Leituras Diferentes, em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço, Monção, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura; e 3 sessões de capacitação - Rodas de menor dimensão, em março de 2019: no dia 20, em Caminha, na Biblioteca Municipal; no dia 22 em Paredes de Coura, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro; e no dia 22 em Ponte da Barca, na Biblioteca Municipal. Todas as linhas de trabalho prosseguem em 2019 e 2020, envolvendo todos os concelhos do Alto Minho.

Consulte o programa da sessão de capacitação.