CIM promoveu “Economia do Mar no Alto Minho” no Fórum do Mar

2013-06-03

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) voltou este ano a estar presente naquela que foi a terceira edição do Fórum do Mar, de 29 a 31 de maio, na Exponor - Feira Internacional do Porto, uma iniciativa que incide sobre atividades comerciais e novas áreas de negócio e investigação científica ligadas à economia do mar. No certame, de importância estratégica, a CIM Alto Minho teve a oportunidade de promover a "Economia do Mar no Alto Minho”, num stand partilhado com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

O Fórum do Mar foi ainda palco para uma sessão de apresentação pública sobre a "Economia do Mar no Alto Minho”, enquanto setor com forte potencial de inovação, de crescimento económico, de criação de emprego e de atração de novos fluxos de turismo náutico. Foram oradores do primeiro painel Patrick Goas, da Agence Equilibre Communication, sobre "A Construção da Marca Centro de Mar”; Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que falou sobre o projeto Centro de Mar e as diversas dinâmicas em curso (infraestruturas, eventos); Clara Correia, da Oceano XXI, que apresentou o "Programa de Formação e Empregabilidade na Economia do Mar”; e António Luís Ferreira, da Gestão de Topo, cuja intervenção incidiu sobre a Iniciativa "Aldeias de Mar”, do Grupo de Ação Costeira do Alto Minho (GAC Alto Minho).

Seguiu-se uma mesa redonda onde vários promotores do GAC Alto Minho apresentaram diversas iniciativas empresariais relacionadas com a economia do mar, cofinanciadas pelo PROMAR (Programa Operacional da Pesca 2007-2013) - Eixo 4 - Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca. Destaque para projetos como fumagem de solha, lampreia e negrão, de José Mâncio Costa; fabrico de sabonetes de algas, de Álvaro Torres; internacionalização de desportos náuticos, de Tiago Rocha; fabrico de conservas, de Francisco Portela Rosa; e desenvolvimento de novos covos para a captura de polvos e a criação e difusão de refeições baseadas em produtos do mar, do IPVC e apresentados por Manuela Vaz Velho.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e presidente do GAC Alto Minho, José Maria Costa, que presidiu à sessão de abertura, e, no encerramento, do presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CDDRN), Carlos Neves, que falou sobre a importância do Cluster do Mar.