CIM promove seminário internacional sobre Percursos Verdes e Ecoturismo

2012-09-11

"Percursos Verdes e Ecoturismo: Sustentabilidade e Potencialidades" é o tema do seminário internacional que a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 25 de setembro, a partir das 09h30, em Monção (Convento dos Capuchos Hotel Rural). Debater a valorização sustentável dos recursos ambientais dos territórios de baixa densidade através da dinamização do pedestrianismo é o objetivo principal deste seminário, que irá também assinalar o Dia Europeu das Caminhadas e promover o reconhecimento da European Greenways Association ao seu novo membro efetivo, a CIM Alto Minho.

A adesão a esta rede internacional enquadra-se na estratégia que a CIM está a implementar de valorização dos recursos ambientais do Alto Minho através da internacionalização da rede de percursos verdes presente no território – "Alto Minho Greenways”, e que, nesta primeira fase, abrangem mais de 50 km de extensão, funcionando como infraestruturas de recreio e lazer onde se privilegia o contato com as paisagens e a biodiversidade rural.

De facto o Alto Minho dispõe de espaços de grande valor natural que lhe conferem a primeira condição de aptidão para o Turismo de Natureza. Desde logo, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, a Paisagem Protegida do Corno de Bico e os sítios de importância comunitária e zonas de proteção especial dos rios Minho e Lima, Litoral Norte e Serra d’Arga, onde se insere esta rede de percursos verdes e que associados a uma diversidade de recursos culturais, patrimoniais e náuticos, conferem ao Alto Minho um vasto leque de oportunidades em termos de valorização e competitividade territorial.

O seminário, que irá decorrer durante todo o dia, será composto por três painéis temáticos, designadamente "Desenvolvimento Territorial Sustentável e Vias Verdes”, "Dinamização de Percursos e Emprego Verde” e "Boas Práticas de Desenvolvimento, Gestão e Promoção de Vias Verdes”, que irão reunir um reputado painel de oradores nacionais e estrangeiros moderados por Paulo Brilhante, responsável Editorial do portal Escape e coordenador da iniciativa "Boa Cama Boa Mesa”.

Assim, serão oradores nestes três painéis Luís Manuel Silvestre, da REFER; Paulo Castro, da EUROPARC; Jose Luís Piñeiro, da PRAMES – Montanha, Escalada e Senderismo; Javier Martín Fernández, da Fundación de los Ferrocarriles Españoles; Maria Jiménez, da Fundação Via Verde de la Sierra; Artur Gregório, da GAL inLOCO; e Pedro Aruda, da Delegação de Turismo dos Açores.

No final dos painéis temáticos decorrerá ainda uma mesa redonda subordinada ao tema "Os Percursos Verdes: Qual o caminho para a sua sustentabilidade”, moderado por António Sá, fotógrafo internacional na área da Natureza, e que contará com as intervenções de Carlos Gomes e Emanuel de Oliveira, da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada; Nuno Gama Nunes, da Revista Itinerante; e Sónia Almeida, da ADERE Peneda Gerês.

Para consulta do programa do seminário, inscrições e mais informações aceda ao site www.cim-altominho.pt.

Além do seminário internacional, a CIM Alto Minho irá promover, de 29 de setembro a 17 de novembro, uma ação promocional que consiste na realização de oito passeios pedestres pelos caminhos verdes do Alto Minho – "Alto Minho Greenways”, conduzidos por técnicos acreditados para o efeito. As inscrições estão já disponíveis no site da CIM e são gratuitas.
A iniciativa "Alto Minho Greenways" insere-se no projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).