CIM promove estudo para definição de novo esquema de transportes para o Alto Minho

2010-03-12

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) vai promover um estudo para a definição de um novo modelo organizativo para a exploração e gestão de transportes públicos rodoviários no Alto Minho, que fomente a operacionalidade do sistema, a minimização dos custos e um melhor serviço para os utentes.

Este estudo foi adjudicado à TRENMO, que começará por caracterizar a situação actual do sistema na área de influência da Comunidade, nomeadamente quais os intervenientes no processo, os níveis de responsabilidade, o papel desempenhado na arquitectura do sistema, as áreas de actuação (no caso dos operadores) e as ligações intermunicipais e de ligação a outras localidades, para posteriormente identificar quais as alternativas para a exploração e gestão do sistema.

O objectivo é corrigir os constrangimentos do actual esquema de transportes, derivados, sobretudo, pela extensa área geográfica do Alto Minho, que origina alguma fragmentação de redes por diversos operadores, e de um normativo jurídico para a concessão de serviços de transportes ultrapassado.

No estudo serão considerados todos os cenários possíveis para a exploração e gestão de transportes, os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, e as especificidades inerentes a cada um deles, de forma a auxiliar os responsáveis da CIM na tomada de decisão quanto ao modelo a desenvolver e implementar.

Identificado o modelo organizativo mais adequado à região, será necessário detalhar a forma como esse modelo será implementado e abordar outros aspectos pertinentes como a condução do processo de negociação com os vários intervenientes envolvidos, a articulação com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, os requisitos tecnológicos da bilhética, os mecanismos automáticos de monitorização dos contratos e a repartição de receitas.