Ir para o conteúdo

CIM promove “Economia do Mar no Alto Minho” no Fórum do Mar

2013-05-24

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) participa, pelo terceiro ano consecutivo, no Fórum do Mar, que se realiza de 29 a 31 de maio de 2013, na Exponor - Feira Internacional do Porto, com um stand partilhado com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde irá apresentar e promover a "Economia do Mar no Alto Minho”.
O ponto alto da participação da CIM no Fórum do Mar acontecerá no dia 30 de maio, a partir das 17h00, com a realização de uma sessão de apresentação pública sobre a "Economia do Mar no Alto Minho”, que incluirá dois momentos distintos: um painel subordinado ao tema "Alto Minho: Região de excelência para a economia do mar” e uma mesa redonda sobre "Iniciativas Empresariais” relacionadas com este tema, moderados, respetivamente, por Júlio Pereira, secretário executivo da CIM Alto Minho, e Paulo Queiróz, da JPQ Consultores.
No primeiro painel serão oradores Patrick Goas, da Agence Equilibre Communication, que abordará "A Construção da Marca Centro de Mar”, atualmente, em curso; Clara Correia, da Oceano XXI, que apresentará o "Programa de Formação e Empregabilidade na Economia do Mar”; e António Luís Ferreira, da Gestão de Topo, cuja intervenção incidirá sobre a Iniciativa "Aldeias de Mar”, do Grupo de Ação Costeira do Alto Minho (GAC Alto Minho). 
Seguir-se-á uma mesa redonda com vários promotores do GAC Alto Minho, que irão abordar diversas iniciativas empresariais relacionadas com a economia do mar, cofinanciadas pelo PROMAR (Programa Operacional da Pesca 2007-2013) - Eixo 4 - Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca. São eles: José Mâncio Costa (Solha Fumada), Álvaro Torres (A Arte e o Mar nos Sabonetes), Francisco Portela Rosa (Conservas Vianapesca), Tiago Rocha (Internacionalização dos Desportos Náuticos), Manuela Vaz Velho (I&D aplicada à Iniciativa Empresarial, IPVC).
Destaque ainda para a presença, na sessão de abertura, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e presidente do GAC Alto Minho, José Maria Costa, e, no encerramento, do presidente da CIM Alto Minho, António Rui Esteves Solheiro.
Recorde-se que a valorização da "Economia do Mar no Alto Minho” enquanto setor com forte potencial de inovação, de crescimento económico e de criação de emprego, se centra em duas prioridades:
I. O Mar, como espaço de aventura e lazer, onde se pretende atrair novos fluxos de turismo náutico, através da promoção do Alto Minho, da sua frente marítima e dos principais cursos de água como "espaços de aventura, lazer e competição”, com condições ímpares para a prática de atividades de desporto, lazer e turismo náutico. Merece destaque, neste âmbito, um projeto estratégico para todo o Alto Minho – o "Centro de Mar” -, que tem como pólo agregador a cidade de Viana do Castelo e que pretende dinamizar a náutica de recreio e os desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reposicionamento e a afirmação do Alto Minho enquanto região náutica de excelência.
II. O Mar, enquanto fonte de conhecimento e oportunidades económicas em áreas como a I&D, construção naval ou pesca. Neste contexto, merece destaque a circunstância da CIM Alto Minho liderar a única estratégia de desenvolvimento sustentável das zonas de pesca aprovada para toda a Região Norte – a iniciativa "Litoral Norte” 2007-2013, no âmbito do Eixo Prioritário IV do PROMAR -, a qual irá investir mais de 4 M€ no aproveitamento dos novos usos do mar e dos seus recursos. As apostas têm recaído nas linhas que contribuem para o "reforço da competitividade das zonas de pesca” e para a "diversificação e reestruturação das atividades económicas e sociais”. Em resultado desta estratégia a percentagem de projetos de natureza privada que visam fins lucrativos atinge 2/3 das aprovações. Destaque neste âmbito para o reconhecimento que tem vindo a merecer a qualidade de projetos promovidos no âmbito da iniciativa "Litoral Norte”, bem patente na circunstância de se localizarem no Alto Minho 2 dos 30 projetos selecionados pela Comissão Europeia em toda a União Europeia como exemplo de boas práticas.
Nesta prioridade enquadra-se, igualmente, como não poderia deixar de ser, o setor da construção e reparação naval, com elevada expressão no Alto Minho, não apenas devido ao pólo âncora nacional dos Estaleiros de Viana do Castelo, mas também a outras atividades económicas direta ou indiretamente associadas a esta área que também têm forte representação na região. A construção e reparação naval na Europa, apesar de sofrer uma forte concorrência internacional de países do Extremo Oriente, apresenta algum potencial de crescimento especialmente no que se refere à construção e reparação de embarcações mais sofisticadas incorporando tecnologia mais desenvolvida, nichos onde a União Europeia apresenta vantagens comparativas a nível mundial.
Para consulta do programa da sessão de apresentação pública "Economia do Mar no Alto Minho”, inscrição e download do bilhete de entrada aceda ao site /gca/index.php?id=124.

-----------------------------
O Fórum do Mar é uma iniciativa organizada pela AEP - Associação Empresarial de Portugal e pela Associação Oceano XXI - Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar, aberta à participação dos profissionais dos diferentes setores que integram a economia do mar, à comunidade científica e à sociedade em geral, de forma a contribuir para o desenvolvimento da economia do mar e para a sensibilização do público quanto aos benefícios que podem ser obtidos a partir da exploração sustentável do recurso Mar. Este ano, a organização escolheu como tema os desafios de 2020, já a prospetivar o enquadramento do "cluster” em 2020. O certame estará dividido em três grandes áreas, designadamente para exposição/mostra de produtos, serviços e de tecnologias com aplicação ao mar, para encontros de negócio com convidados internacionais e outra para conferências e workshops sobre a economia do mar.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi