CIM pede reunião urgente com ministro da Educação para saber ponto de situação do mapeamento das necessidades de intervenção nas escolas do Alto Minho

2015-02-25
Na sequência das recentes notícias veiculadas na comunicação social sobre a eventual exclusão dos estabelecimentos escolares do Alto Minho da lista dos projetos prioritários a integrar no mapeamento de infraestruturas de educação com necessidades de intervenção, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) solicitou uma audiência, com carácter de urgência, com o ministro da Educação e da Ciência, para inteirar-se do ponto de situação do processo de mapeamento que foi feito e que será proposto pelo Governo à Comissão Europeia.

O objetivo é ainda levar ao conhecimento da tutela as diversas situações críticas em que se encontram algumas infraestruturas escolares do distrito de Viana do Castelo, desde escolas a necessitar de obras urgentes de manutenção, a escolas que apresentam problemas de segurança ou condições de perigo eminente para alunos e professores, podendo, em alguns casos, colocar em causa a própria atividade letiva já no próximo ano escolar.

Refira-se que, em devido tempo, os municípios do Alto Minho identificaram os estabelecimentos escolares do distrito de Viana do Castelo com prioridade elevada de intervenção, em resposta ao pedido da Comissão de Coordenação Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), por forma a assegurar o seu cofinanciamento no âmbito do próximo ciclo de fundos comunitários. Os autarcas esperam com esta audiência ter uma resposta por parte dos serviços centrais de educação a estas preocupações.