Ir para o conteúdo

CIM lança iniciativa de promoção do património cultural do Alto Minho

2018-03-09
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lançou esta semana, em conferência de imprensa, a ação promocional de valorização do património cultural "Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, que irá desenrolar-se até março de 2019 com ações performativas, conferências científicas e atividades de sketching, envolvendo organizações culturais e recreativas, entidades privadas e a comunidade em geral, no sentido de contribuir para uma maior apropriação e visibilidade da cultura e do património do Alto Minho. 

Esta ação promocional "Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, a realizar regra geral uma vez por mês no concelho-sede de cada uma das 10 rotas histórico-culturais do Alto Minho (iniciando-se já a partir do próximo dia 10 de março), integra nomeadamente as seguintes três atividades: 

1. A conferência técnico-científica "Mundo de Culturas”, organizada em conjunto com o Centro Cultural do Alto Minho (CCAM), que arranca já no próximo sábado, no auditório do Teatro Municipal de Valadares, em Caminha, relacionada com a rota do Megalitismo e Arte Rupestre no Alto Minho. Depois de Caminha, seguem-se as conferências de Monção, no dia 7 de abril 2018 com a "Rota dos Castros”; Ponte de Lima, no dia 5 de maio 2018 com a "Rota do Romano”; Ponte da Barca, no dia 16 de junho 2018, com a "Rota do Românico”; Valença, no dia 22 de setembro 2018 com a "Rota dos Castelos e Fortalezas”; Melgaço, no dia 20 de outubro 2018 com a "Rota dos Mosteiros”; Viana do Castelo, no dia 17 de novembro 2018 com a "Rota dos Descobrimentos”; Arcos de Valdevez, no dia 8 de dezembro 2018 com a "Rota do Barroco”; Paredes de Coura, no dia 12 de janeiro 2019 com a "Rota da Arquitetura Tradicional”; e, por fim, Vila Nova de Cerveira, no dia 9 de fevereiro 2019 com a "Rota do Contemporâneo ao Futuro”. O objetivo é ter, em cada mês, uma conferência no concelho sede de cada uma das 10 rotas culturais do Alto Minho, tomando por tema os diferentes períodos da história onde se enquadram. Para estas conferências serão convidadas personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo nas áreas em análise. As conferências decorrem sempre aos sábados, com início às 11 horas, realizando-se, no início da tarde, uma visita de estudo acompanhada pelo património cultural de cada concelho. A participação nestas sessões e visitas é gratuita.

2. A atividade performativa "Portas do Tempo”, que compreende a capacitação e dinamização de ações performativas sobre cada um dos temas das rotas, dinamizadas pelas Comédias do Minho e o Centro Dramático de Viana/ Teatro do Noroeste, envolvendo a participação dos agentes e das comunidades criativas locais. Deste trabalho resultará a realização de dez visitas guiadas encenadas, a realizar uma vez por mês num espaço icónico de cada uma das rotas, proporcionando uma "viagem no tempo” e solidificando, assim, a base de informação sobre o património cultural do Alto Minho. A primeira ação performativa está marcada para o dia 7 de abril em Monção, sendo que, a título excecional, a ação de Caminha será realizada não no dia 10 de março, mas no dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. 

3. A atividade experiencial "Sketching com História”, realizada em parceria com a Associação Urban Sketchers Portugal (USkP), que pretende reunir vários artistas nos concelhos do Alto Minho em encontros de sketching. Os encontros de sketching terão como ponto de partida alguns dos monumentos mais significativos do Alto Minho, que servirão de base para os percursos relacionados com as temáticas das rotas, encontrando-se abertos à participação de qualquer pessoa, com ou sem experiência em desenho, para desenhar o património cultural do território. A primeira ação decorre em Caminha, também no próximo sábado, seguindo, depois, o calendário estabelecido para cada concelho.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto "Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” aprovado no Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, no domínio do "Património Cultural”, o qual tem como principal objetivo a criação de uma rede de 10 rotas/ itinerários cronológicos culturais baseados na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho, que possa contribuir para a promoção da autenticidade e da identidade do território e para a mobilidade turística na região.

O presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, salientou que, em termos patrimoniais, o Alto Minho integra no seu território um conjunto notável de património material e imaterial, sendo inclusivamente a NUT III da Região Norte com o maior número de Monumentos Nacionais, num total de 53 imóveis com esta classificação. "Deste modo, o Alto Minho possui excelentes condições para potenciar experiências turísticas através de um itinerário cronológico diversificado em termos temáticos e temporais”, rematou. 

Assim, de acordo com esta iniciativa intermunicipal, cada um dos concelhos do Alto Minho encabeçará uma dessas rotas que funcionará como o "portal” de acesso a uma "estação do tempo” (um núcleo museológico que funcionará num determinado espaço físico), que irá dispor de uma série de valências e no qual se apresentará uma sequência de recursos patrimoniais alusivos a essa rota e a serem visitados não só nesse concelho, mas em todo o território, promovendo-se um circuito (touring) cultural pelo Alto Minho e, consequentemente, a mobilidade turística na região.

Destas "estações do tempo” - cuja abertura para efeitos de visitação se prevê ocorrer em princípio até março de 2019 - parte-se para uma viagem que pode ser feita de duas formas: (i) uma viagem numa determinada época por todo o Alto Minho; ou (ii) uma viagem pelos vários períodos da história, que deixaram as suas marcas no território, nomeadamente desde a Pré-História, passando pela Idade Antiga com a romanização; pela Idade Média com o românico; ou pela Idade Moderna com o barroco; até dimensões mais recentes como a Idade Contemporânea e sem esquecer aquela que é a visão de futuro para este território.

"No final do projeto” – afirmou José Maria Costa – "teremos mais conhecimento, mais valorização e mais proteção dos nossos valores patrimoniais, assim como 10 novos produtos de turismo cultural e atores mais capacitados para intervir no território”.

Por fim, José Maria Costa salientou ainda que, deste modo, "a CIM Alto Minho associa-se, também, com este conjunto de iniciativas, ao programa das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural em Portugal” (que se assinala, pela primeira vez, por iniciativa da Comissão Europeia), com o objetivo de promover o conhecimento, o usufruto e a valorização turística dos valores históricos, artísticos e científicos dos bens patrimoniais do Alto Minho.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi