Ir para o conteúdo

CIM lança concurso para introdução da actividade náutica nas escolas de Ponte de Lima

2010-10-12

Os alunos das escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico de Ponte de Lima vão ter, durante o presente ano lectivo, uma nova actividade no âmbito das suas Actividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente a actividade náutica, em particular a canoagem, uma das actividades desportivas com maior relevância no concelho. 

Esta iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), em colaboração com o Município de Ponte de Lima, através do NEA2 – Náutica no Espaço Atlântico, um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico 2007-2013 e que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), tendo em vista o desenvolvimento da náutica no Espaço Atlântico.

A CIM Alto Minho lançou já o respectivo concurso com convite ao Centro Náutico de Ponte de Lima, pela experiência demonstrada na promoção da actividade náutica junto das crianças e jovens do concelho, nomeadamente no âmbito do desporto escolar. O objectivo é promover a prática da actividade náutica, especificamente da canoagem, além do enriquecimento curricular dos alunos e consequentemente das suas competências ao nível da prática desportiva e da sua educação ambiental.

O Município de Ponte de Lima apresenta uma situação privilegiada para o desenvolvimento deste projecto, pois num raio de cinco quilómetros à volta do Centro Náutico situam-se várias escolas sede de agrupamentos, o que torna a acessibilidade dos alunos a esta estrutura, facilitada.

Esta actividade irá abranger pelo menos dois mil alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico do Agrupamento Vertical de Arcozelo, Agrupamento de Escolas da Correlhã, Agrupamento de Escolas António Feijó, da Escola Secundária de Ponte de Lima e do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima.

A operacionalização do projecto integrará a afectação dos recursos humanos (monitores e professores) para acompanhamento e orientação dos grupos, o transporte dos alunos, a disponibilização dos equipamentos para a prática das actividades e o acesso a diversas valências no Centro Náutico, que permitirão uma abordagem às várias especialidades de canoagem, de forma lúdica e funcional, nomeadamente passeio em embarcações K2, circuito de iniciação ao Slalom, abordagem ao Kayak-polo e passeio de Barco-Dragão.

A calendarização e programação desta acção terão em conta o ano frequentado pelos alunos, respeitando quer o seu desenvolvimento psicomotor quer biológico, articulando com as escolas os horários, de forma a enquadrá-la de forma harmoniosa com as restantes actividades lectivas.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi