CIM e SMSBVC promovem seminário sobre Gestão do Ciclo Urbano da Água

2012-06-18

Num contexto em que a gestão integrada da água constitui um enorme desafio às estruturas institucionais existentes, obrigando-as a repensar objetivos e modelos que incorporem novos paradigmas de sustentabilidade económica, ambiental, social e operacional, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) decidiram lançar o debate em torno dos principais problemas e desafios do setor, num seminário subordinado ao tema "Gestão do Ciclo Urbano da Água: Que Soluções para a Sustentabilidade?”, que se realiza na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo.

O ciclo urbano da água é constituído por um conjunto de etapas relacionadas com o abastecimento de água para consumo humano (captação no meio hídrico natural, tratamento, transporte, armazenamento, distribuição e utilização nas habitações e indústrias) e com a drenagem ou saneamento de águas residuais (recolha, transporte, tratamento e devolução ao meio hídrico).

Os serviços de abastecimento de água e de saneamento às populações têm sido assegurados, regra geral, diretamente pelos municípios, através de sistemas em que estes detêm as suas próprias captações e asseguram a respetiva distribuição em baixa. Contudo, este panorama tem vindo a alterar-se com a criação dos sistemas de abastecimento em "alta” e as novas prerrogativas legais, além do acentuado aumento do nível de exigência dos cidadãos, obrigando a sistemas e procedimentos de gestão mais sustentáveis no sentido da sua qualidade, custo, eficácia e eficiência.

Importa, assim, prosseguir e aprofundar, no período 2007-2015, uma estratégia que responda de forma coordenada aos problemas com que o setor se debate, garantindo a racionalização de meios e a melhoria da qualidade dos serviços públicos de abastecimento de água e saneamento, a um preço comportável e dentro de uma perspetiva ambientalmente sustentável. A resposta a estes problemas implica a realização de estudos e ações de suporte ao enquadramento e montagem técnica, financeira e institucional do modelo de gestão mais adequado no domínio da distribuição da água e saneamento básico em "baixa” e a respetiva articulação com a "alta”.

O seminário promovido pela CIM Alto Minho e pelos SMSBVC pretende dar o seu contributo na busca de soluções para este setor, com a partilha de experiências e de casos práticos de gestão eficiente da água, de que é exemplo o projeto-piloto de Redes Inteligentes de Água que está a ser implementado em Viana do Castelo, e de estratégias e projetos, de âmbito nacional, para a eficiência e sustentabilidade do setor da água em Portugal, e internacional, nomeadamente o modelo galego.

Cofinanciado pelo POCTEP - Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2007-2013, o seminário integra dois painéis temáticos, "Gestão Eficiente da Água” e "Ciclo Urbano da Água: Que Modelos de Sustentabilidade?”, que irão contar com a participação de peritos e diversas entidades do setor, entre eles, Jaime Melo Baptista, presidente da ERSAR; Francisco Menéndez Iglésias, presidente das Águas da Galiza; Poças Martins, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Manuel Fernandes Thomaz, administrador das Águas de Portugal; Vítor Lemos, presidente dos SMSBVC; Pimenta Machado, da ARH Norte; Hilário Ribeiro, diretor de Marketing & Vendas Água & En. Térmica da Itron; e Luís Rosa, da SHARE VALUE.

Na ocasião, os SMSBVC irão receber o certificado relativo à Certificação segundo os referenciais Qualidade, Ambiente e Segurança, da APCER - Associação Portuguesa de Certificação.

O programa e as inscrições para o seminário encontram-se disponíveis aqui.