CIM e IPVC promovem segunda etapa de formação em empreendedorismo escolar

2011-11-21

No seguimento das actividades desenvolvidas no âmbito da "Educação para o Empreendedorismo” da Rede de Apoio ao Empreendedorismo no Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e o Instituto Politécnico de Viana o Castelo (IPVC) deram início, no passado dia 18 de Novembro, à segunda etapa do processo formativo sobre empreendedorismo em contexto escolar, que terminará em Março de 2012.

A iniciativa decorreu no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, com um grupo restrito de participantes da área da educação, constituído por representantes da CIM, docentes e mestrandos estagiários da Escola Superior de Educação (ESE) do IPVC, tendo por base o manual "Ter ideias para mudar o mundo”. A formação possibilitou ainda a partilha de ideias e o contacto directo com o público escolar que está a ser alvo da implementação desta metodologia.

O objectivo é que estes participantes adquiram valores e competências associadas ao espírito empreendedor e posteriormente as transmitam aos seus educandos, adaptando-as às necessidades e realidades deles. Esta formação prévia prevê a realização de mais duas sessões presenciais, uma em Campo Maior e outra no Alto Minho, para apresentação de conceitos e práticas das 12 áreas do conhecimento empreendedor e para reflexão e análise de boas práticas.

Com base nesta experiência e na metodologia inovadora desenvolvida pelo Centro Educativo Alice Nabeiro – Associação Coração Delta, a CIM e o IPVC pretendem promover na comunidade educativa alto minhota competências e atitudes empreendedoras, que abarquem os três primeiros níveis de ensino, numa aposta clara na formação para o futuro das crianças e jovens.

Recorde-se que a Rede de Apoio ao Empreendedorismo no Alto Minho foi constituída por um conjunto significativo de parceiros locais e regionais, para a concretização e dinamização de um sistema de apoio ao empreendedorismo de base local, abrangendo três eixos de actuação: Educação para o Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Apoio aos Empreendedores.