CIM desenvolve projectos de valorização dos recursos ambientais do Alto Minho

2010-05-24

Com o objectivo de promover, de uma forma sustentável, os recursos ambientais existentes na Região, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) está a desenvolver três grandes projectos, no valor global de 5,2 milhões de euros, financiados em 75 por cento pelo FEDER. Candidatados ao Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, estes projectos – o EcoMinho, o ProSeguindo e Promoção e Sustentabilidade das Paisagens do Vale do Minho - tem como principais acções a ligação física da rede de ecovias (ecopistas) do Alto Minho, a protecção e conservação dos territórios semi-naturais e a promoção do ecoturismo.

De salientar ainda que a CIM vai submeter, até ao final desta semana, outra candidatura para a integração da rede de ecovias do Alto Minho na Rede de Ecovias Europeias, tendo em conta o potencial interno que a região apresenta para as diversas modalidades de ecoturismo, nomeadamente o cicloturismo e o pedestrianismo. O principal objectivo desta candidatura é que estes espaços ecoturísticos sejam promovidos e divulgados internacionalmente, dando-lhes alguma visibilidade tanto a nível nacional como internacional e conferindo-lhes um carácter de excelência nas actividades ecoturísticas.

Relativamente ao ProSeguindo, que foi objecto de cessão de posição contratual da Comunidade Urbana Valimar para a CIM Alto Minho, está prevista para breve a abertura de um concurso público para a elaboração de um estudo de expansão, beneficiação e consolidação da rede de ecovias do território da Valimar.

Ao abrigo deste estudo serão projectados novos troços, assim como a sua ligação física aos troços já existentes, permitindo o encerramento da rede de ecovias da Valimar, que integra a ecovia do Rio Lima, a ecovia do Litoral e a ecovia do rio Cávado. O estudo terá início no concelho de Arcos de Valdevez, onde se prevê dar continuidade ao troço já materializado da ecovia do rio Lima e a sua implantação ao longo do rio Vez, sendo depois alargado aos outros concelhos da área de abrangência da Valimar, nomeadamente Caminha, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

O ProSeguindo integra, ainda, outras acções como a materialização das grandes rotas de montanha e do litoral, a elaboração de planos de acção para a criação de uma rede de observatórios da avifauna e erradicação de infestantes, e intervenções num conjunto de espaços protegidos e classificados. Estas acções serão realizadas em parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (AREA Alto Minho) e o ICNB - Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, estando a sua conclusão prevista para o segundo trimestre de 2011.

Paralelamente, a CIM Alto Minho está a desenvolver dois projectos homólogos no Vale do Minho, o EcoMinho e Promoção e Sustentabilidade das Paisagens do Vale do Minho (PSP Vale do Minho), ambos candidatados pela Associação de Municípios do Vale do Minho ao Programa Operacional Regional do Norte.
Com execução prevista até ao final de 2010, o PSP Vale do Minho contempla um conjunto de acções que passam pela caracterização, análise e valorização das paisagens do Vale do Minho, através da identificação de estratégias de gestão para estes espaços, de sinalização e descrição das paisagens envolventes; da construção da ecopista do rio Minho (2ª fase); e da elaboração de um estudo de localização e reforço efectivo de pequenas infra-estruturas de recreio/interpretação ambiental de apoio à ecopista do rio Minho.

O EcoMinho integra também diversas acções de valorização ambiental, a implementar até ao final de Junho de 2011, algumas das quais estão a ser desenvolvidas pelos municípios do Vale do Minho e outras em articulação com a Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH – Norte). Entre as principais acções apontam-se a construção da ecopista de Monção (3ª Fase), o prolongamento da ecopista de Valença, a elaboração de um estudo de avaliação das condições ambientais da bacia hidrográfica do rio Minho, a reabilitação ambiental e reforço de infra-estruturas: arranjo de troços fluviais junto ao rio Minho, intervenções nas pesqueiras, criação de observatórios e roteiros de avifauna, monitorização das zonas intertidais/ribeirinhas e acções de sensibilização, educação e dinamização ambiental.