CIM convida jovens a refletir sobre as paisagens protegidas do Alto Minho

2012-07-20

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) promove, de 23 a 29 de julho, duas ações de exploração de recursos naturais – "Para Além das Margens”, na Paisagem Protegida de Corno de Bico, em Paredes de Coura, e nas Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, em Ponte de Lima, com jovens dos 15 aos 18 anos. Inserida no projeto ECOMINHO, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte), esta ação reúne, em torno da temática ambiental, participantes dos dez concelhos do Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Melgaço, Monção, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira).

"Para além das Margens” convida os participantes a olhar e a refletir sobre as paisagens protegidas do Alto Minho, de forma crítica e criativa, para que possam criar uma relação mais consequente com o património natural que é do seu território. Acompanhados por um ou mais profissionais da área das artes e do ambiente, os dois grupos de jovens ficarão alojados, durante sete dias, em residências artísticas situadas em espaços de referência da paisagem natural minhota.

Os trabalhos que resultarem desta ação serão partilhados com o público no dia 28 de julho, às 17h00, no CEIA – Centro de Educação e Interpretação Ambiental, em Paredes de Coura, e no dia 29 julho, às 17h00, nas Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, em Ponte de Lima.

Esta iniciativa conta com a colaboração dos municípios do Alto Minho e da Associação Comédias do Minho.